Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes e professores relatam experiências científicas em live sobre mulheres e meninas nas Ciências
Estudantes e professores relatam experiências científicas em live sobre mulheres e meninas nas Ciências
Publicado em sex, 12/02/2021 - 16:51 por ASCOM
Palavras-chave:
A programação ainda contou com uma segunda mesa com o tema "Parceiras! mulheres, meninas, universidades, fundações, organizações e governança na popularização da Ciência e da Tecnologia", na qual foram apresentadas as ações realizadas na popularização da ciência, destacando a participação de mulheres e meninas. A live pode ser vista no endereço https://bityli.com/6qpKM. As lives foram mediadas, respectivamente, pela técnica da SEC, Patrícia Santos, e pela diretora do Ensino Superior, Ivanilda Amado.
As estudantes Thais Lane Azevedo e Ingryd Yasmin, juntamente com a professora Andrea Passos, do Colégio Estadual de Casa Nova, apresentaram o projeto "Empoderamento da mulher negra em Casa Nova - BA". "Nosso projeto surgiu em observarmos ao nosso redor de algumas jovens negras que estariam sofrendo preconceito em nossa escola. Observamos, também, que a maioria delas alisavam os cabelos tentando se encaixar em padrões da sociedade. Pesquisamos a fundo e fizemos entrevistas para saber o que de fato estava acontecendo. A partir disso, criamos este projeto com o objetivo de valorizar a mulher negra, mostrando que elas são lindas como são", disse Thais Lane Azevedo.
Já as estudantes Bruna Palmeira e Brizza Mota, além da professora Lucineide Dias, do Colégio Estadual Eurides Santana, de Poções, destacaram o projeto "As nascentes do Rio das Mulheres: cuidar para não morrer". "Com a pesquisa de campo, nós identificamos que as nascentes estavam sofrendo com a degradação e a ação humana dos agricultores e agropecuários da região. Destacamos dois objetivos principais que são a revitalização e a sensibilização da população como um todo, para ajudar as pessoas a compreenderem o uso consciente da água e dos mananciais que se encontram em propriedades privadas", explicou.
A live também contou com participação da professora Wilciane Ferreira, que abordou sobre o projeto "Carne nutritiva e sustentável a partir do coração (flor) bananeira", desenvolvido pela estudante Isabel de Almeida, do Colégio Estadual Luis Cabral, localizado em Canudos.
Minicursos – No dia 18, às 14h, será ofertado, na plataforma Google Meet, o minicurso "Iniciação Científica e Projeto de Vida: da Educação Básica ao Ensino Superior", para orientar estudantes participantes do Programa Ciência na Escola sobre as carreiras científicas nas universidades. A inscrição pode ser feita no link https://forms.gle/HmYE8VnSVDg1Wpxt5.
Já no dia 25, às 14h, será realizado, também no Google Meet, o segundo minicurso, com o tema "Etnomatemática na Educação Básica: uma vivência transdisciplinar", para instrumentalizar os professores da rede para a inclusão da metodologia da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem. Inscreva-se no link https://forms.gle/2Jq71hsQUp5t3F4g8.
A programação será encerrada no dia 26, com a mesa temática "Cientistas da Bahia: cenários e perspectivas".
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)