Estudantes e comunidade participam de sarau literário no bairro de Pirajá

O Colégio Estadual Cesare Casali, localizado no bairro de Pirajá, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), o sarau “Histórias mudam histórias”. A atividade foi integrada com a comunidade e aconteceu na Associação de Moradores do bairro, no Conjunto Pirajá, com o objetivo de fomentar o interesse pela leitura, por meio do Projeto “Contação de histórias na formação do leitor”.
 
Foto: Divulgação
A estudante Emilly Oliveira, 15, 9º ano, é uma das envolvidas no projeto. Ela fala que a iniciativa tem contribuído para estreitar sua relação com os livros. “A leitura nos desperta para o mundo e nos remete a um patamar mais elevado de conhecimento e este projeto ampliou meu vocabulário e me levou a conhecer vários autores, inclusive brasileiros, que eu não conhecia”, revela a estudante. 
 
O projeto também despertou o interesse pela leitura na estudante Raíssa Ferreira, 15, também do 9º ano. Durante o sarau a jovem representou a personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo – uma obra do escritor Monteiro Lobato. “O sarau foi maravilhoso e divertido, com belas apresentações e a participação de todos. Eu que achava que ler era muito chato, hoje pratico como um exercício para minha mente. Depois do projeto passei a ler mais, a escrever, a buscar informações e até melhorei nos estudos”, comemora a estudante. 
 
A professora e coordenadora do projeto, Carla Julita Duarte, fala sobre o impacto da ação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Estamos desenvolvendo este projeto desde o mês de maio deste ano. Após a aplicação do projeto na unidade, percebemos que os estudantes começaram a desenvolver um interesse especial pela leitura. Além das leituras coletivas, criamos na escola, também, um espaço chamado de cantinho da leitura e o sarau é mais uma ação, muito empolgante, recheada de atividades como contação de histórias, apresentações dos estudantes e roda de conversa”, conta.

Notícias Relacionadas