Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes do Subúrbio Ferroviário lançam coletânea de contos sobre cultura e tradições indígenas
Estudantes do Subúrbio Ferroviário lançam coletânea de contos sobre cultura e tradições indígenas
Publicado em ter, 30/07/2019 - 15:35 por Desconhecido
Palavras-chave:
Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Cesare Casali, localizado no bairro de Pirajá, Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançaram, nesta terça-feira (30), a obra de sua autoria, intitulada “Tecendo o colar: coletânea de contos de temática indígena”. Na coletânea, os estudantes abordaram temas como a importância da preservação da memória do povo indígena, as conquistas, os dilemas, o respeito à natureza, a valorização dos índios idosos, o cuidado com as crianças. Os textos também abordam o pensar sobre usos e costumes desses povos e seus saberes. O lançamento contou com a presença da indígena Kawany, que compõe o grupo de cerca de 40 indígenas escritores em todo o país.
Durante o trabalho em campo, os estudantes tiveram acesso a leituras literárias, exibição de documentários e filmes, bem como puderam conhecer a produção de grafismos indígenas e refletir sobre a realidade dos indígenas no país. Andressa Tainá Brandão, 12 anos, por exemplo, acabou escolhendo como tema do seu conto a história do índio Raoni. “Escolhi ele por conta do bullying que sofreu na escola, por ser índio e ele teve a ajuda da professora para superar o que aconteceu e seguir seus estudos”. A estudante Florência França Gomes Barreto, 12 anos, também falou da experiência que a despertou para o tema voltado à inclusão do indígena na sociedade. “Meu conto destaca a integração social dos índios em nossa sociedade, porque eles são muito excluídos e precisamos cultivar o respeito a esses povos e a sua inclusão na sociedade”.
A professora Rita de Cássia contou sobre o seu envolvimento com o tema. “Eu já trabalhava temas ligados às minorias em sala de aula, com um olhar voltado à Educação Inclusiva. A temática voltada aos indígenas sempre me atraiu. Então, neste trabalho, busco fazer uma provocação ao tema, até porque a Lei nº 11.645/2008 nos provoca a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-brasileira e Indígena’, incentivando que o tema seja abordado em sala de aula. Espero incentivar que professores de outras unidades escolares também tenham este pensamento”, destacou a educadora, que pretende transformar a coletânea produzida pelos estudantes em um e-book.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores