Estudantes do Ensino Médio recebem novos livros didáticos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino estão recebendo novos livros didáticos para o ano letivo 2018. O processo faz parte do novo ciclo trienal de atendimento, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, que disponibiliza material atualizado a cada três anos para os alunos. Com isso, estes livros que serão usados no Ano Letivo de 2018 servirão até o ano letivo de 2020. Nesta etapa, os estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental continuam a utilizar os livros disponíveis nas escolas, arrecadados por meio da devolução promovida no fim do ano letivo de 2017.
 
No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, a entrega dos livros aconteceu, nesta quarta-feira (28), para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio matutino. “Para termos uma boa organização na entrega, nós já realizamos nas férias a separação dos livros em kits para facilitar o trabalho e verificar, também, se há necessidade de solicitar mais livros ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes assinam uma lista de todo material que eles estão recebendo e, ao final do ano, na mesma lista, sinalizam os livros que estão devolvendo”, explicou a vice-diretora Lizenilda Andrade.
 
A professora Lizenilda ainda destacou que a unidade trabalha constantemente para a preservação e devolução dos livros. “Como o material didático é utilizado durante três anos, os alunos que utilizam naquele ano devem ter um cuidado especial para que os livros sejam devolvidos em excelente estado. Posso dizer que não temos problemas com isso, pois conseguimos manter um ambiente em que o estudante tem a consciência de preservar os seus livros, para que o outro colega possa reutilizar no ano que vem. Então, nas provas finais já orientamos que eles tragam os livros que não vão mais utilizar para que possamos começar essa arrecadação, ou até mesmo, durante a renovação de matrícula”, ressaltou.
 
A estudante do 3º ano, Emily Menezes, 16 anos, contou sobre a necessidade de cuidar do material didático. “Eu procuro sempre guardar os livros em um local reservado, não riscar ou arrancar folhas. E isso também é uma questão de respeito, pode ser um irmão, primo, ou um colega que vai reutilizar o material, responsável por ser uma grande fonte de conhecimento para o nosso aprendizado”, disse.
 
Já o seu colega Lucas Teixeira, 17 anos, disse que a conversa entre os amigos também contribui para o cuidado com os livros. “Por uma falha minha, acabei rasgando algumas folhas de um antigo livro. Foi aí, que uma colega me chamou atenção sobre a necessidade de preservar e tomar alguns cuidados. Então, hoje tenho sempre a iniciativa de plastificar o material didático para que não ocorram esses problemas”, comentou.
 
Fotos: Claudionor Jr
Descarte de livros - A coordenadora de Livros Didáticos da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, explicou que “os livros antigos do Ensino Médio, que encerram o ciclo trienal de atendimento, em 2017, devem ser descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem credenciadas pelo Governo do Estado, de acordo com a Portaria nº 359 de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado. “Há um tramite com quatro formulários que a diretora da unidade deve utilizar e que estão disponíveis no Portal da Educação, no endereço www.educacao.ba.gov.br. Para qualquer dúvida podem entrar em contato com a nossa coordenação pelos telefones 71-3115-1493 ou 1457”.
 
Alessandra ainda ressaltou que os diretores devem ter atenção sobre o recebimento dos novos livros didáticos mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas, até no fim de semana. “Para garantir que os livros escolhidos pelos professores para o uso no ano letivo de 2018 foram entregues corretamente pelos Correios, é fundamental que sejam conferidos os pacotes, que são acompanhados com o nome e endereço da escola, além de rótulo com especificações do conteúdo. Em caso de discordância, o gestor deverá entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br”, orientou.

Notícias Relacionadas