Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes do CETEP Bacia do Jacuípe desenvolvem sistema de irrigação automática inteligente
Estudantes do CETEP Bacia do Jacuípe desenvolvem sistema de irrigação automática inteligente
Publicado em seg, 15/01/2018 - 17:13 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes utilizaram uma placa de Arduíno, que é uma plataforma, a partir da qual foi criada uma “horta inteligente”. O sistema tem a capacidade de captar a variação de umidade do solo através de um sensor de umidade, que serve para que a irrigação seja ligada apenas quando o solo estiver seco, através do acionamento de uma bomba, jogando a água para os canos de irrigação acionado, e seja desligada quando o solo estiver úmido o suficiente. A estudante Marine Gonçalves fala sobre a importância do projeto: “A nossa horta inteligente é de baixo custo e produtiva, fazendo com que a maioria das funções, como irrigar, tragam mais autonomia aos agricultores, que podem produzir mais, e não tem que se preocupar com as lavouras, pois estará sendo monitorada eletronicamente”.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ressalta que a Secretaria vem estimulando que estudantes desenvolvam projetos com foco na mehoria da vida das pessoas. “São projetos inovadores que revelam o potencial dos estudantes da rede estadual para a inovação e o empreendedorismo, sempre com foco no social, na resolução de problemas das comunidades onde as escolas estão inseridas", destaca.
O professor-orientador Cristiano Cintra conta que o projeto de irrigação automática tem como base uma tecnologia sustentável, funcional, acessível e de fácil manejo, que garante a produção saudável de alimentos, e foi desenvolvido e ampliado com a intenção de facilitar a vida dos pequenos e grandes agricultores vítimas do clima semiárido do polígono da seca. “Nesse projeto, a irrigação automática acontece para facilitar o cultivo de alimentos e de toda a plantação, através de um sistema de irrigação ativado automaticamente no momento em que o solo estiver seco e necessitando de água. Assim, haverá economia de água e facilitará o trabalho o agricultor aumentado também a produção”.
Execução técnica
Este ano, o sistema de irrigação automática será implantado na horta comunitária do CETEP, a partir do hardware Arduíno, que, conforme os estudantes, demonstrou ser uma alternativa e possível solução acessível para a prática e manutenção da agricultura, principalmente no Sertão nordestino, que sofre perdas de produção significativas impactando economicamente a vida dos que dependem da agricultura para sobreviver. Toda a ação, completam, é feita sem a necessidade da presença do agricultor, “pois utilizamos a placa Arduino uno R3, junto a protoboard 400 pontos com marcações coloridas, potenciômetro, resistores de 1kΩ, Jumpers Macho x Macho, para que depois da programação o circuito montado com estes equipamentos funcionem de forma automática e, através do Display LCD 16x2, é possível visualizar a medição de umidade do solo.
Para o desenvolvimento do projeto, os participantes realizaram pesquisas bibliográficas e discursões baseadas nas pesquisas. “Tivemos a oportunidade de aplicar a teoria que aprendemos em sala de aula na prática e esta foi uma experiência muito rica para todos nós”, afirma Marine Gonçalves, que atuou em equipe junto aos colegas Aleciane Mascarenhas, Aline da Silva, Amanda Fernandes, Andressa Figueredo, Daniel Silva, Gabrielle Rocha, Gilvania Souza, Hilton Souza, Michele dos Santos e Paulo Henrique da Silva.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)