Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Valente desenvolvem projeto que alia Sociologia com arte e cultura
Estudantes de Valente desenvolvem projeto que alia Sociologia com arte e cultura
Publicado em ter, 24/07/2018 - 16:14 por ASCOM
Palavras-chave:
Os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual César Borges, no município de Valente (a 246 km de Salvador) encontraram uma maneira diferente de estudar Sociologia. Por meio do projeto “Sociologia em Ação II”, os alunos trabalharam diversas temáticas como drogas, feminicídio, Lei Maria da Penha, trabalho infantil, bullying, preconceito (racial, cultural e econômico) e tabagismo, aliando arte e cultura. É que depois das pesquisas em sala de aula, as questões estão sendo levadas para toda a comunidade escolar por meio de seminários e das linguagens teatral, musical e literária.
Foto: Divulgação
O colega João Manoel de Oliveira, 17, e sua equipe dialogaram sobre o tema das drogas. “Definimos o que é cada uma das drogas e seus efeitos orgânicos e sociais. Foi uma discussão importante, porque os dados servem para as pessoas, principalmente as mais jovens, se conscientizarem sobre as mortes causadas diretamente pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, que aumentaram em 60%, entre 2000 e 2015, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas)”, afirmou.
A professora de Sociologia e Língua Inglesa, Suzete Lopes, responsável pelo projeto, falou sobre o impacto do estudo de temas sociais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “No dia a dia a gente se depara com questões de racismo, de violência contra a mulher e tantas outras que precisam ser debatidas para trazer para os jovens um olhar mais amplo sobre esses problemas que afetam o convívio social. O resultado é sempre positivo porque eles ganham uma nova consciência relativa à educação cidadã, que envolve valores sociais, culturais”.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores