Estudantes de Macaúbas desenvolvem atividades voltadas à promoção da educação alimentar

Palavras-chave:
As atividades pedagógicas de Biologia do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim, localizado no município de Macaúbas, têm despertado os estudantes para um olhar mais construtivo sobre a importância das plantas e da ingestão de alimentos. Entre as ações desenvolvidas, destaque para os projetos “A contribuição da iniciação científica para a promoção da educação alimentar" e “Pesquisa investigativa sobre a diversidade biológica presente no CETEP”. Os trabalhos tiveram como objetivo analisar e investigar as vivências que o estudante traz no seu cotidiano, a partir dos hábitos alimentares, dentro da perspectiva de desenvolver o ensino por investigação e promover a iniciação científica na escola. 
 
A professora de Biologia, Ana Glória Santos, explicou que a proposta foi mostrar que a Ciência pode ser feita dentro da escola e não é preciso estar em um patamar distante da realidade dos estudantes para fazê-la acontecer. “Macaúbas possui uma rica diversidade de alimentos in natura, o que é uma oportunidade para despertar nos alunos a adoção de uma alimentação saudável, econômica e sustentável. Tivemos um resultado muito satisfatório e gratificante, porque percebemos que esse tipo de atividades desenvolve no estudante maiores possibilidades de visão crítica, autogestão de sua aprendizagem, com mais independência e proatividade”.
 
Ana Flávia Rodrigues Santos,16, estudante do curso técnico de nível médio em Administração no CETEP Bacia do Paramirim, falou sobre a experiência de ter participado das duas iniciativas. “Foi incrível! Projetos como estes agregam muito conhecimento, além de promoverem um belo trabalho em equipe, estimularem a comunicação e despertarem em nós, alunos, a vontade de nos envolvermos cada vez mais. Para mim, particularmente, foi a chave para perder a timidez e me mostrar que a Ciências/Biologia é completamente magnífica.
 
A estudante Sara Silva Santos, 16, também do curso técnico de Administração, considerou um aprendizado importante participar dos projetos, que envolveram pesquisa, a criação do card sobre os alimentos com postagem nas redes sociais e a elaboração de um formulário dirigido aos estudantes sobre o tema. “Descobrir mais sobre a ‘vida’ dos alimentos me fez ver como é interessante a forma que eles englobam e influenciam a vida de cada um. Todo o processo foi importante, mas a melhor parte foi a feira onde coloquei em prática grande parte do que aprendi e ainda pude simular ser uma profissional da área”.

Notícias Relacionadas