Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes de Juazeiro participam de minicurso de Libras para se comunicar melhor com colega surdo
Os estudantes do 1º ano do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia Rui Barbosa (CIEB), unidade da rede estadual de ensino localizada em Juazeiro, estão participando de um minicurso de Libras (Língua de Sinais do Brasil) para melhor se comunicar com um colega surdo. A iniciativa é realizada através de uma parceria entre a unidade escolar e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que é responsável pelas aulas do minicurso.
A atividade, com carga horária de 20 horas, acontece de forma gratuita em uma das Estações do Saber, ofertadas no CIEB, e que consistem em oficinas e minicursos organizados dentro da carga horária escolar. Para participar das Estações do Saber, os estudantes fazem inscrições na própria escola.
O estudante surdo Guilherme Ribeiro, 17, 1º ano, disse que se sente acolhido e lisonjeado com a iniciativa. “A escola está me dando um grande apoio. Quando soube do minicurso, fiquei muito feliz, pois faz toda a diferença. Agora, consigo interagir com todos na sala de aula”, disse, entusiasmado.
Segundo a diretora do CIEB, Lucimone Bruno, o curso de Libras é de extrema importância para a inclusão social e para a melhoria da comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. “Quando os alunos aprendem a língua de sinais, eles adquirem a capacidade de se comunicar de forma mais efetiva com pessoas surdas, o que pode levar a um maior entendimento, respeito e inclusão dessas pessoas na sociedade”, disse.
De acordo com a professora de Libras, Maria Nacelha, da UNIVASF, o minicurso contribui para o desenvolvimento cognitivo e linguístico. “Quando os estudantes ouvintes aprendem a língua de sinais, eles são capazes de se comunicar diretamente com as pessoas surdas, sem a necessidade de um intérprete, o que pode levar a uma maior independência e autonomia para as pessoas surdas. O minicurso pode ter um impacto positivo significativo no aprendizado e na interação dos estudantes, não só com as pessoas surdas, mas também com outros falantes da língua de sinais, como intérpretes, professores e profissionais de áreas relacionadas”.
Para o estudante Leonardo Matias, 16, aprender Libras tem sido estimulante. “Jamais havia me interessado pela língua de sinais em razão de nunca antes ter tido contato com pessoas surdas. Mas ser colega de Guilherme despertou este desejo. Foi a forma que encontramos de nos comunicar para que ele não se sinta excluído”, disse. Já a estudante Kethelly Vitória Menezes, 16, já tinha o desejo de aprender Libras. “No passado, tive contato com uma pessoa surda e não consegui me comunicar com ela. O fato de ter um colega com esta deficiência me estimulou a aprender e a me comunicar na língua dos sinais. Vejo que ele se sente à vontade de se comunicar comigo, e isso me enche de alegria".
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)