Estudantes de Jacobina e Salvador vencem Festival de Cinema Escolar no Rio Grande do Sul

Palavras-chave:
Três estudantes do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro - Tempo Integral, em Jacobina e uma estudante do Colégio Estadual Bolivar Santana, em Salvador, conquistaram, respectivamente, os prêmios de melhor filme, melhor animação e melhor direção por suas produções audiovisuais no Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), no Rio Grande do Sul. O vídeo "O retorno", de Delma Teles, 15, e Rísia Sousa, 16, venceu na categoria "Melhor Filme Vertical". O filme "Gatos", de Victória Costa, 16,  foi o campeão na categoria  "Melhor Animação". Já o filmes "Mentes briljantes", de Eduarda Duarte, 17, venceu na categoria "Melhor direção - Ensino Médio (Nacional)".
 
Os filmes dos estudantes de Jacobina foram produzidos por meio da oficina virtual ‘Filme, edite e publique’, que é ofertada pelo Centro Juvenil Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, no âmbito das Atividades Curriculares Complementares (ACC). Já o filme da estudante de Salvador foi realizado através de um projeto do colégio.
 
“Nunca pensei que um dia faria algo como um filme e seria reconhecida. Gostei muito da experiência de fazer, pois acrescentou muito na minha vida”, destacou a estudante Delma Teles. Já para Victória Costa, a animação foi um grande desafio. “Eu nunca tinha desenhado pelo celular, mas foi uma ótima experiência que despertou a vontade de querer aprender mais sobre isso”.
 
A estudante Eduarda Duarte, que também ganhou o prêmio de "Melhor direção - Anos Finais (Nacional)", na edição de 2019, quando participou da oficina ‘Filme, edite e publique’ promovida pelo CJCC de Salvador,  falou sobre esta nova conquista. "Esse prêmio é de imensa importância por ser uma grande motivação e uma realização pessoal".
 
Ainda da rede estadual de ensino, participaram da seleção o filme ‘História do Colégio Central’, dirigido pela estudante Renata Suzarte, que estuda no Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, e participou na oficina ‘História.Doc’, também do CJCC de Salvador. 

Notícias Relacionadas