Estudantes de Cajazeiras entram em contato com a história da Bahia durante ação do Pré-Flin

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Com intuito de criar um vinculo com os jovens, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) recebeu estudantes para uma atividade do Pré-Flin. Durante quatro dias, alunos da região de Cajazeiras aprenderam um pouco mais sobre a história de Salvador.
 
As escolas estaduais Professor Nelson Barros, Ana Bernardes, Santa Rita de Cássia e o Centro Cultural Edson Souto conheceram um pouco do trabalho do APEB, que mesmo em reforma, recebeu os alunos para a ação Conhecendo Nossa História. Na ocasião, os jovens tiveram contato com documentos históricos, assistiram o documentário A última abolição, além de receberem livros através da Campanha Leia e Passe Adiante.
Segundo Teresa Matos, diretora do APEB, o evento proporciona a construção de uma relação dos estudantes com o arquivo. "Além da discussão que estabelecemos sobre a história da Bahia, mostramos para os estudantes, que são o novo público do APEB, o que é e como funciona um arquivo".
 
Para Samuel Pereira, aluno de um dos colégios que participaram da ação, a visita ao Arquivo foi muito significativa. "Eu gosto muito de história e me interesso muito pela história da Bahia. Estar aqui e ter contato com esses documentos é muito impressionante. Conhecer sobre a história do meu bairro, que eu não conhecia, foi muito interessante".
 
Leia e Passe Adiante
Ao final de cada atividade, a Diretoria de Livro e Leitura (DLL), vai distribuir 20 livros, que incluem obras dos gêneros ensaio, poesia e romance, como forma de incentivar à leitura. Segundo a diretora da Diretoria de Livro e Leitura (DLL), Bárbara Falcón, a ideia do projeto é ter ações que, além de estimularem a leitura, também promovam a circulação de livros através de doações e arrecadações.
 
Pré-Flin
As oficinas acontecem até o início de novembro, com diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos. O Festival Literário Nacional, que acontece de 12 a 15 de novembro em Cajazeiras.
 
Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa),  além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
 
Fonte: SECULT

Notícias Relacionadas