Estudantes de Alagoinhas participam de Caravana Científica no Projeto Tamar

Como forma de fortalecer a iniciação científica no aprendizado escolar, estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Alagoinhas, localizada na região do Agreste Baiano (a 121 Km de Salvador), participaram de uma Caravana Científica ao Projeto Tamar, em Mata de São João. Na ocasião, os participantes executaram um plano de pesquisa onde puderam conhecer diversos aspectos do projeto, a exemplo das diferentes espécies de tartaruga, como é realizada a preservação e qual o ciclo de vida dos animais.
 
Fotos: Divulgação
A professora Neide Sales, coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE) na unidade, diz que a aula de campo complementa ações desenvolvidas em sala de aula. “A ideia surgiu a partir de um estudo sobre os animais em extinção. A partir daí começamos a conversar sobre a possibilidade de uma caravana científica, que por meio de votação, acabou sendo realizada para o projeto Tamar. É importante ressaltar que tudo foi possível graças ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), que financinou a viagem, e a orientação da professora Andréa Carneiro, formadora regional do PCE, que formatou essa atividade como Caravana Científica”, esclarece.
 
Neide ainda destaca que esse método de ensino é bastante proveitoso para o aluno. “Quando o estudante realiza essas caravanas em que coloca em prática um plano de pesquisa, o aprendizado sobre a iniciação científica acaba sendo absorvido de forma mais natural e espontânea. É facilmente perceptível o brilho nos olhos deles com aquelas informações, que são discutidas na atividade. Acredito que essa forma é muito motivadora”, diz.
 
Para o estudante do 1º ano, Pablo Araújo, 15 anos, a oportunidade da caravana pode contribuir no seu aprendizado como cidadão e no aspecto técnico. “Pudemos aprender muito sobre a questão do meio ambiente e como é importante estarmos atentos à preservação dos animais, mais especificamente em relação às tartarugas. Tem ainda, a iniciação científica, que pode ser trabalhada com o plano de pesquisas, elaborado antes da viagem, além do relatório que estamos fazendo para ser entregue a professora. Esta atividade, com certeza, vai nos ajudar bastante na produção dos próximos projetos, seja qual for o tema”, afirma.

Notícias Relacionadas