Estudantes da rede estadual recebem reforços para o Enem

Os estudantes da rede estadual de Educação intensificam a rotina de estudos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do reforço em sala de aula, das orientações pedagógicas repassada por professores e dos conteúdos específicos disponibilizados no Portal da Educação, os estudantes participam de diferentes ações extracurriculares desenvolvidas nas escolas, como aulões de reforço, de revisão e simulados. Nesta quinta-feira (12/09), por exemplo, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, realiza um simulado com estudantes do 3º ano do ensino médio.

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro e é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para o ingresso nas universidades públicas e concessão de bolsas para instituições privadas.

Vivendo a expectativa da espera, Máira Sardinha, estudante do 3º ano, do Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Colinas de Pituaçu, em Salvador, diz que não há como negar aquele “frio na barriga”. No entanto, ela salienta que se sente segura e na perspectiva de um bom desempenho devido à participação no Projeto “Se Liga no Enem” desenvolvido na unidade desde o mês de agosto. O projeto contempla, todos os sábados, aulões, simulados, palestras e até uma Feira de Profissões. “Tudo isso é muito bom porque vai nos ajudar a ganhar mais confiança”, avaliou.

As ações pedagógicas visam contemplar os conteúdos abordados nas provas no sentido de estimular o estudante a um envolvimento e interpretação assertiva das questões. Isso vale tanto para as provas de múltipla escolha quanto para a redação. “Queremos prender a atenção do estudante e trabalhar a sua capacidade interpretativa para que ele sinta a necessidade de aprimorar os seus conhecimentos”, revelou o professor Edson Lima, do Colégio Estadual Noêmia Rego, em Valéria, que mobilizará, a partir de sábado (dia 14), a comunidade estudantil no projeto “Enem, posso ajudar?”.

Jonatan Santos de Oliveira é estudante do 3º ano do ensino médio do Noêmia Rego e está confiante no reforço que receberá com a revisão de conteúdos. “Esse projeto vai nos ajudar a construir uma base melhor de conhecimentos para ter tranquilidade e realizar uma boa prova”, afirma.

Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar aqui e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Geekie Games, para oferecer um simulado on-line.

Programação das escolas - preparação Enem:

Escolas

Ação

Data/Horário

Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos

12/09, 07h30

Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo

Projeto "Enem, posso ajudar"

Aulas de revisão para o Enem

14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, das 08h30 às 11h50

Colégio Estadual David Mendes Pereira

Projeto “Se Liga no Enem” Aulas de revisão com professores da casa e convidados, Feira de Profissões, simulados

Abertura do aulão no dia 14/09, das 08h às 11h, com Aula Show - Meu Brasil Brasileiro: Prof. Jorge France

Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia

Aulas de revisão e simulado

Revisão acontece de 21 a 25 de outubro nos três turnos; o simulado ainda aguarda a confirmação da data

Colégio Estadual Raphael Serravalle

Simulado, aulas de revisão, aulas de reforço em parceria com o Senai

O simulado está prevsto para acontecer n dia 18/09: as aulas de revisão serão realizadas nas duas semanas que antecedem o Enem; as aulas de reforço são ofertadas pelo Senai para estudantes da escola e funcionários dos Correios, segunda a quinta-feira, das 18h às 21h

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

27/09 nos três turnos letivos e 28/09 no período da manhã, a partir das  8h

Colégio Estadual Ana Bernardes

Colégio Estadual Thales de Azevedo

Aulas de revisão

Aguardando confirmação de data

Colégio Estadual Teotônio Vilela

Simulados

Aguardando confirmação de data

Colégio da Polícia Militar – CPM Diva Portela

Cursinho preparatório para o Enem e o Vestibular – em parceria com  a Uefs e a Polícia Militar

Segunda a sexta-feira, das18h às 21h

Colégio Estadual José Ferreira Pinto

Aulas Show e simulado

As aulas vêm sendo realizadas desde Março; a próxima acontece no dia 21/09, das 08h às 11h, e o simulado está previsto para acontecer em outubro.