Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes da rede estadual protagonizam apresentações literárias e culturais na FLICA 2019
Estudantes da rede estadual protagonizam apresentações literárias e culturais na FLICA 2019
Publicado em qui, 24/10/2019 - 15:37 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Charles Carmo
O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius de Almeida Gomes, representou o secretário Jerônimo Rodrigues na abertura do evento e destacou a importância do protagonismo estudantil na FLICA. “A Secretaria de Educação da Bahia integra essa grande festa do Recôncavo da Bahia, do Brasil e do mundo, incentivando e promovendo atividades com foco no protagonismo das juventudes, rastreado na política estadual do livro e da leitura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. A intenção é garantir nesse movimento, diálogo das diversas linguagens artísticas promovidas pela FLICA com o currículo, as intencionalidades da escola e, claro, com impactos na melhoria dos indicadores educacionais. O governo da Bahia acredita nisso e a pauta é prioridade nas ações articuladas pelo secretário Jerônimo Rodrigues, através da SEC”, destacou.
A estudante Ana Ellen Souza, 18, 3° ano, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus, declamou o poema de sua autoria intitulado “Suplício Hereditário” durante o Sarau Literomusial no Anfiteatro que leva o nome de Mãe Stella de Oxossí, na Fundação Hansen. “Sempre quis participar da FLICA, mas nunca tive oportunidade e, este ano, estou realizando este desejo apresentando para o público um pouco do meu talento. Estou gostando muito da experiência, pois estou tendo contanto com artistas e escritores que se identificam como a mesma visão que tenho”, revelou entusiasmada.
Os estudantes Joseane Pires, 17, 3º ano e Alex dos Santos, 24, que já concluiu o Ensino Médio, ambos do Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida, em Cruz das Almas, estão entre os protagonistas do primeiro dia do Sarau Literomusical. Eles se apresentaram com a música autoral “Apelo de um mundo melhor”, que é uma mistura de RAP com MPB.
Para Alex, sua estreia no evento foi marcante. “É um prazer muito grande cartar em um evento de peso internacional como este e compartilhar a nossa música com pessoas de diferentes regiões”, afirmou. Já Joseane enfatizou que “é uma experiência única participar da programação da FLICA, pois amo cantar e aqui é um lugar muito especial”.
Quem também está maravilhada com as diversas atividades culturais da FLICA é a professora Débora Fontes, do Colégio Social de Portão, localizado em Lauro de Freitas, que é curadora da exposição dos projetos AVE e EPA desenvolvidos por estudantes de várias partes da Bahia e que é aberta para visitação até o último dia do evento. “É fundamental trazer os alunos para a exposição para que eles sintam orgulho do que estão expondo e do que estão passando através de suas obras de arte para o mundo, que são belíssimas e mostram suas verdadeiras realidades”, afirmou a educadora.
Nesta sexta-feira (25), a programação do Espaço Educar para Transformar contará com as oficinas Turbante e Literária às 9h e Eu Escritor e Linguagens Interativas, a partir das 14h30; rodas de conversa sobre os temas “Menina nas Ciências” e “Grêmios estudantis”, às 9h; encontros literários, às 14h; reunião de líderes de classe dos territórios, às 11h; roda de diálogo sobre o Parlamento Jovem Brasileiro 2019, também às 9h; aulas de reforço do projeto Mais Estudo, às 9h; e com mais uma edição do Sarau Literomusical, às 17h, além de outras atividades envolvendo os estudantes de diferentes projetos da SEC, a exemplo do Escolas Culturais.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais