Estudantes da rede estadual participam da Páscoa Luz na Terra do Salvador no Shopping da Bahia

Os estudantes da rede estadual de ensino são protagonistas de várias atividades da Páscoa Luz na Terra do Salvador, evento aberto na noite desta sexta-feira (23) e que segue até 1º de abril, no 3º piso do Shopping da Bahia, em Salvador. Por meio da Fábrica-Escola do Chocolate, os estudantes apresentam como o chocolate está presente na formação profissional de quem faz diferentes cursos técnicos de nível médio, por meio da exposição de produtos que têm como base o cacau do Sul da Bahia. Além disso, os estudantes também estão realizando apresentações musicais, de dança, teatro, poesia, coral e fanfarra, por meio do projeto Escolas Culturais, que fomenta a arte e a cultura nas escolas, promovendo a integração com o Território de Identidade onde estão inseridas.
 
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que a proposta da participação dos estudantes é mostrar como as culturas do cacau e do chocolate fazem parte da história da Bahia e quais as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretara da Educação, pela valorização da cultura cacaueira nos processos de ensino, aprendizagem e formação profissional dos estudantes. “Esta é uma grande oportunidade para mostrar o que as escolas estaduais têm feito em prol da sociedade baiana, qualificando uma festa tradicional e integrando a Educação, com a Cultura e o Turismo. Com isto, consequentemente, a interação da escola com a comunidade se amplia”, afirmou.
 
Neste sentido, um dos projetos apresentados é o da Fábrica-Escola do Chocolate. Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), localizado no município de Gandu (215 km de Salvador), onde está instalada a Fábrica-Escola do Chocolate da rede estadual e que serve de laboratório para os futuros técnicos de nível médio, participam da fabricação do chocolate no espaço da Páscoa Luz na Terra do Salvador. Além de demonstrar como é a preparação destas delícias, barras de chocolate com diferentes teores de cacau estão sendo distribuídas para degustação.
 
Após passar pela fábrica de chocolate, os visitantes podem aproveitar as apresentações culturais no Palco Escolas Culturais que envolvem mais de 300 estudantes, de 20 escolas da rede estadual, em Salvador. As apresentações começaram nesta sexta, com a participação da Orquestra de Violões e Outras Cordas, do Centro Estadual de Educação Profissional de Música (CEEP) e passarão a ser diárias a partir de segunda-feira (26), sendo três apresentações por dia, até o final do evento.
 
Francine Costa, coordenadora do Projeto Escolas Culturais, falou sobre a importância da ação para os estudantes. “Esta é uma excelente oportunidade para que baianos e turistas conheçam, a partir da arte e da cultura, a história do chocolate na Bahia. Para os estudantes, a iniciativa representa uma ação pedagógica que reflete no processo de ensino e aprendizagem, pois irá mostrar o chocolate para além do comercial, vai destacar como o chocolate faz parte deste processo histórico que é uma riqueza cultural para o nosso povo”, afirmou.
 
 

Notícias Relacionadas