Estudantes da rede estadual baiana são finalistas na IX Feira Brasileira de Iniciação Científica

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Estudantes de dois colégios estaduais da Bahia estão entre os finalistas da IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), uma realização do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica que visa promover a integração entre a educação e a pesquisa científica, oferecendo ao estudante a oportunidade, o tempo e o espaço para desenvolver e apresentar ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos. Em setembro, os alunos classificados participarão da etapa final que acontecerá entre os dias 16 e 20, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.

 

De Palmas de Monte Alto, os estudantes Luiz Eduardo da Cruz Santos e Cleidson Teixeira Prado, ambos de 18 anos, e o professor-orientador Uéliton Oliveira, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, foram classificados com o projeto "The Marthius versão beta: uma proposta inovadora para o ensino e a aprendizagem de Matemática". Segundo o professor, o the marthius foi criado com o objetivo de juntar o aprendizado e a diversão. "Durante a sensibilização da escola para a realização da feira de ciências da escola, houve a constatação de que muitos estudantes, durante as aulas, ficavam envolvidos com jogos eletrônicos e daí surgiu a ideia de juntar diversão e conhecimento em uma única ferramenta. Assim, nasceu The Marthius, um game desenvolvido para potencializar e dinamizar o ensino e a aprendizagem em Matemática", disse Uéliton.

 

Cleidson dividiu sua felicidade com a classificação do seu projeto. "É uma sensação inexplicável ver o meu trabalho chegar nesse lugar. É uma explosão de alegria e gratidão por ser aprovado para uma feira assim”. Luiz Eduardo completou. "A expectativa está nas alturas. Estamos levando a nossa marca, um pouco do nosso projeto para além do nosso Estado. Aguardamos ansiosos pelo grande dia. Pensamos em levar adiante o nosso projeto, pois sabemos que, nos dias atuais, ele se faz necessário, sobretudo como suporte e entretenimento nas escolas e demais espaços".

Outro finalista é o projeto "Aromas da terra: explorando o potencial terapêutico do óleo essencial do Monguba (pachira aquatica)", desenvolvido pelos estudantes Bruno Souza Brito, 16, e Taynnara Gabryelle da Silva Rocha, 16, sob a orientação do professor Janilton Almeida, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, localizado em Ibiassucê. O projeto explora as propriedades terapêuticas do óleo essencial da Monguba, uma planta nativa, trazendo contribuições significativas para a área de aromoterapia e valorizando a biodiversidade local. "Foi muito gratificante saber que o projeto foi selecionado, até porque ele foi muito elogiado. Minha expectativa para a fase presencial é apresentar o melhor trabalho possível", ressaltou Taynnara.

O professor Janilton Almeida expressou seu orgulho em ver os alunos chegarem tão longe na competição. "Sinto muita alegria, pois é o que todo professor de Iniciação Científica quer vivenciar", afirmou. Ele também mencionou a importância do apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com os custos da viagem. “Esta ajuda é fundamental. Nossos estudantes, em sua grande maioria, são de baixa renda, não possuem recursos financeiros para poderem arcar com essas despesas de uma feira como esta. A SEC arcar com as despesas será uma alegria e satisfação imensa desses jovens".

Estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista de Tempo Integral, localizado em Candiba, também participarão da IX FEBIC. A unidade escolar tem cinco projetos classificados para a etapa final. São eles: + LIFE APP: Garantia de qualidade de vida nos âmbitos da saúde física, mental e social, da estudante Mayara Oliveira e Sabrina Sena, sob orientação do professor William Oliveira;  Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da caatinga como larvicida natural (Fase II), realizado pelos estudantes João Fábio e Ruan Donato, orientamos pelp professor William Oliveira; Missão Terra: Explorando a sustentabilidade através do jogo lúdico no ambiente educacional, de Ana Paula, William e Yasmim, também sob orientação do professor William Oliveira. Além dos projetos: Silenced Flowers: Abordando a necessidade de discutir sobre os desafios menstruais enfrentados por adolescentes dentro do âmbito educacional, das estudantes: Geovana, Thaylla e Thauany, sob orientação da professora Diane Oliveira e Sabonete natural à base da planta melão-de-são-caetano (Mormodica charantia): Alternativa para combater a infestação por ectoparasitas em cães domésticos, desenvolvido pelas estudantes Ana Vívian, Camille e Larissa, sob orientação de Luzimária Reis.

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