Estudantes da rede estadual aprofundam conhecimentos em Ciências Humanas para o Enem

O auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, e as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) do interior do Estado ficaram lotados, nesta quarta-feira (10/9), por estudantes da rede pública estadual que prestarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro. Nestes ambientes, foi realizada uma nova videoconferências De Olho no Enem, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“O encontro, desta vez, está focando na área de Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia. É mais um canal de preparação para os nossos estudantes com relação ao Enem”, avaliou Valuza Saraiva, coordenadora do Pacto Ensino Médio, projeto da Secretaria da Educação que valoriza a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos.

O professor de geografia, Abílio Peixoto, reforça a importância da videoconferência. “O Enem é uma porta aberta para a entrada na universidade, e vocês devem aproveitar essa oportunidade única, sem esquecer que os conteúdos curriculares, hoje, se convergem”, ressaltou, enumerando temas como globalização, Revolução Industrial, fontes de energia e recursos como os mais requisitados nas provas de geografia.

O estudante Luis Cláudio dos Santos Carvalho, 18 anos, 3º ano do Colégio Estadual Helena Matheus, em São Cristóvão, era um dos mais participativos. “Estou adorando essa videoconferência. Está sendo muito produtiva, como um bônus para os meus estudos. Adquiri vários conhecimentos”. O colega Elias Pereira, 16 anos, também expressou entusiasmo. “Está sendo muito interessante porque as aulas são bem dinâmicas e trazem dicas importantes, a exemplo de como interpretar as questões”.

Tainara Ferreira, 18 anos, 3º ano do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, compartilhou a opinião de Elias sobre a importância de uma boa interpretação das questões. “Os professores focaram muito nesta temática. As questões que eles trouxeram se tornaram fáceis a partir dessa análise do enunciado”, disse.

Próximas videoconferências – Desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia a partir da articulação com os projetos estruturantes Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Ciências na Escola, Gestar e Pacto Ensino Médio, a segunda série de videoconferências De Olho no Enem tem o objetivo de mobilizar os estudantes da rede para o exame nacional, apresentando-lhes aulas temáticas e fortalecendo o uso dos cadernos EM-Ação, o Ambiente Educacional WEB e do simulado on line Geekie Games. No próximo dia 24/9, as áreas focadas serão Ciências da Natureza e Matemática, e, no dia 20/10, Linguagens.

Além dessa atividade, a Secretaria da Educação disponibiliza, no Portal da Educação, a página De Olho no Enem (www.​educacao.​ba.​gov.​br/​deolhonoenem), com conteúdos que colaboram para uma melhor preparação dos estudantes para o exame. São mais de três mil conteúdos digitais educacionais, aulas de revisão, cadernos de estudo, videos, jogos, animações, sites de temáticas transver­sais e o simulado Geekie.