Estudantes da Educação Profissional prestam serviços de saúde

Foto: acervo escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, está comemorando os 40 anos de fundação da unidade de ensino, que antes de ser transformada em Ceep, em 2009, era denominada de Colégio Estadual Polivalente de Itabuna. Para marcar a data, os 998 estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro realizaram várias intervenções sociais, com prestação de serviços gratuitos à população, como testes de glicemia e Índice de Massa Corpórea, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e orientação nutricional. Com a iniciativa, os estudantes aliam teoria e prática e vivenciam situações relacionadas ao exercício da futura profissão.

O Ceep oferece os cursos de Análises clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho. De acordo com a gestora da unidade, Josonita Marinho, o Centro é referência no município e na região. “Hoje atendemos dez municípios, por ser um pólo na área de serviços e saúde. Nossos estudantes têm grande aceitação no mundo do trabalho para atender a demanda da região”, afirma.

Desde quando se tornou Ceep, a unidade já formou mais de 400 técnicos. Prestes a concluir o curso técnico de Nutrição e Dietética, o estudante João Pedro Neves, 18 anos, diz que escolheu o curso por ter referência de amigos. “No começo escolhi por influência da minha mãe, que trabalha na área de saúde e por indicação de alguns amigos que estudavam aqui e me recomendaram. Fiz uma boa escolha porque o Centro abriu várias portas para mim na questão educacional e profissional”, diz.

História
A unidade de ensino foi fundada no dia 12 de junho de 1976, como Colégio Polivalente de Itabuna, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano, também ofertando, posteriormente, cursos técnicos de Magistério, Redator e Atendimento Hospitalar e o Ensino Fundamental. Em 2009, ao ser transformada em Ceep, a unidade passou a ofertar seis cursos técnicos em três modalidades: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos Integrada ao Ensino Médio e Educação Profissional Subsequente.
 

Notícias Relacionadas