Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da Educação Profissional discutem turismo e cultura popular
O município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, sedia, desta quarta (25/09) a sexta-feira (27/09), o IV Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional. Este ano, o evento traz como tema “Turismo e Cultura Popular: memórias de um povo”. A atividade, organizada pelo Ceep em Turismo do Leste Baiano, traz na programação palestras, apresentações culturais, oficinas pedagógicas, mesas temáticas e visitas técnicas.
A perspectiva desta edição é oportunizar uma ampla discussão sobre a importância da cultura popular para o fortalecimento e sustentabilidade do Turismo e Hospitalidade no processo de formação técnica dos técnicos de nível médio, além de ressaltar a relevância do turismo do ponto de vista social, econômico e ambiental para os 27 Territórios de Identidade da Bahia. O momento também contribui para a formação dos estudantes, na medida em que dará visibilidade ao vasto campo de atuação destes futuros técnicos, de modo que tenham maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho nos Territórios de Identidade onde vivem, da caatinga ao litoral.
Durante os três dias de evento, estarão reunidos estudantes de diferentes Centros que ofertam cursos técnicos do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, como por exemplo: Guia de Turismo, do Ceep Vale do Paraguaçu, em Maragogipe; curso técnico Guia de Turismo, do Ceep em Gestão Severino Vieira, em Salvador; e técnico em Guia de Turismo, Hospedagem, Serviços de Restaurante e Bar, do Ceep em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, em Seabra.
Programação – A abertura do encontro aconteceu às 14h, no próprio Centro, com o painel sobre “A importância da cultura popular para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo e da economia regional como uma vertente da política pública para o empreendedorismo do saberes do povo”. Às 17h30, no Coreto da Praça Municipal, os estudantes das diferentes delegações ficaram responsáveis por apresentações culturais, dentre elas: interpretações musicais de canções do Recôncavo e da Música Popular Brasileira (MPB), interpretações de dança, como o samba de roda, destacando os estilos: batuque, chula, corrido, além de declamações de poesia e muito mais.
O segundo dia do Encontro, a partir das 8h desta quinta-feira (26/09), será aberto com mesas temáticas que debaterão os seguintes temas: A Importância das Cidades do Recôncavo para o Turismo, o Turismo Cultural no Recôncavo Baiano, Políticas Públicas para o Turismo: avanços e desafios e Os Desafios no Processo de Formação Técnica dos Estudantes do Eixo Hospitalidade e Lazer: uma questão de gestão pública.
Pela tarde, das 14h às 17h, serão realizadas as oficinas pedagógicas: Produção de Máscaras; Registros Fotográficos e Matrizes do Recôncavo: samba de roda, capoeira e maculêlê. Ainda pela tarde, haverá uma exposição de projetos sobre turismo, desenvolvida pelos estudantes. O Ceep em Turismo, do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, de Seabra, irá apresentar uma pesquisa sobre a Educação Patrimonial, que tem o intuito de valorizar a paisagem natural da Chapada e apresentá-la a baianos e turistas.
Para a estudante Roberta Silva, do 4º ano do curso técnico em Guia de Turismo, do Ceep em Turismo do Leste Baiano, a participação no encontro irá enriquecer muito a formação de todos os estudantes. “Esse intercâmbio permitirá o conhecimento de outras culturas, e de como os outros colegas pensam o tema proposto para a nossa discussão. Santo Amaro é um berço da cultura popular, tem uma riqueza histórica e cultural e um potencial turístico que possibilitará aos visitantes vivências e experiências culturais de modo agradável e criativo”, afirmou.
O diretor do Centro, Cristiano Vitorio, define o encontro como uma política pedagógica de troca de saberes, vivências e experiências na Educação Profissional. "Por meio desta atividade, estaremos fortalecendo o processo educativo destes estudantes, além de viabilizar a construção de um espaço para a reflexão dentro de uma perspectiva teórica e prática”, concluiu.
Notícias Relacionadas
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista