Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes conversam com o governador Rui Costa sobre a música e o mundo do trabalho
Estudantes conversam com o governador Rui Costa sobre a música e o mundo do trabalho
Publicado em ter, 18/06/2019 - 20:23 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Fonte: Fernando Vivas (Secom Bahia)
“A música me reestruturou como pessoa. Posso dizer que fui transformado pela música. Vim de uma comunidade pobre de Valença e a música, com a qual tenho contato desde os 12 anos, me deu novas perspectivas de vida. Sem falar que a música me deu o sentimento de pertencimento e de reconhecimento, já que as pessoas me ouviam tocar no coral da igreja”, contou Railan que toca violão, flauta e participa da orquestra do CEEP. Formado em Psicologia, ele pretende utilizar seu conhecimento para trabalhar com crianças que têm dificuldade de aprendizagem. “Posso trabalhar com o timbre como forma de busca da identidade. O objetivo é criar um espaço terapêutico a partir da música”, explicou.
Segundo Deise, que também é integrante da orquestra, a música é a sua escolha de vida. “Tentei conciliar o curso de Engenharia Eletrônica, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e desisti no meio do caminho quando descobri o curso do CEEP porque a música falou mais alto. Hoje, eu respiro música e não saberia mais viver sem ela. Pedi demissão da empresa onde tinha uma boa colocação, porque o então chefe não me liberou para uma apresentação da nossa turma em uma igreja da cidade. Aquele impedimento me fez repensar a minha vida e acabei optando por seguir o meu sonho. Pretendo entrar em uma universidade de Música, como a UFBA, e dar aula em escolas para crianças com deficiência”, afirmou.
O governador Rui Costa ressaltou a importância da música na vida pessoal e profissional das pessoas. “A música faz parte de todos nós! Então, para os estudantes da rede estadual que têm esse interesse, após o fim do Ensino Médio, podem procurar o CEEP para participar do curso de Instrumento Musical. O Governo também vem incentivando muito a cultura com o projeto das Escolas Culturais, que promove esse acesso para as comunidades no interior da Bahia, com projetos de música, teatro, dança e cinema. Estes jovens são exemplos daqueles que querem seguir os seus sonhos”, afirmou.
No curso os alunos estudam disciplinas teóricas como: Teoria musical; História da música; Metodologia; Gestão cultural; e Empreendedorismo. E disciplinas práticas: Prática de instrumento; Prática de conjunto; e Coral. Ao concluírem o curso, eles estão aptos a atuar no mundo do entretenimento, mas, segundo a vice-diretora do CEEP, Judith Leite, a maioria opta por prosseguir os estudos de Música na universidade. “No ano passado, por exemplo, tivemos cinco alunos que passaram no vestibular para a Escola de Música da UFBA. Além das aulas, os alunos participam de ensaios, dentro da disciplina Prática de conjunto”, relatou.
O CEEP de Música oferta ainda os cursos técnicos de nível médio em Documentação Musical; Regência; e Composição e Arranjo. Além da rotina regular, os alunos participam de aula pública em igrejas, museus e outros espaços para onde são convidados.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)