Estudantes com bom desempenho no ENEM aguardam inscrições do SISU para acesso às universidades

Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual de ensino que tiveram boas pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e almejam o ingresso no Ensino Superior já estão na expectativa das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que consiste em um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), através do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com as suas notas no exame. As inscrições serão realizadas, de forma gratuita, de 15 a 18 de fevereiro, no site do SISU (https://sisu.mec.gov.br/).
 
Vitória de Jesus
Letícia Souza
Jehnifer Caroline

 

Podem participar apenas os candidatos que fizeram as provas da última edição do ENEM; tiraram nota maior que zero na redação; e não tenham participado como treineiros. O acesso ao sistema de inscrição do SISU será realizado com login único, utilizando uma conta gov.br. Para criar a conta, o candidato deve acessar o endereço https://bit.ly/3rHZwTn ou baixar o aplicativo Gov.br, disponível nas lojas de aplicativos Google Play (sistema androide) e App Store (sistema IOS). 
 
Cronograma - O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro. A matrícula da chamada regular poderá ser feira de 23 de fevereiro a 8 de março. O prazo para participar da lista de espera é de 22 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições será feita a partir do dia 10 de março. 
 
A professora de História, Apoena Araujo, do mesmo colégio de Vitória, em Catu, destacou uma dica importante para o SISU. "Os estudantes devem consultar o site do SISU todos os dias, pois, como é um processo, a nota de corte e a colocação do candidato varia. Então, sua colocação que, a princípio, pode mostrar que está fora, em um outro dia pode ter alcançado a nota de corte. Conferir a classificação diariamente é essencial". 
 
A estudante Vitória de Jesus, 17, que concluiu os estudos em 2021, no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, em Catu, tirou 940 pontos na redação do ENEM e está na expectativa para se inscrever e conseguir uma vaga para o curso de Psicologia. "É um sistema que possibilita a realização do sonho de muitos estudantes, que muitas vezes não possuem condições financeiras para arcar com os custos de uma instituição particular, mas possuem uma enorme capacidade para construir uma caminhada acadêmica incrível. Os professores do colégio sempre me incentivaram e auxiliaram muito com os estudos. Além disso, a escola fornece diversos meios e materiais para que o estudante possa estudar da melhor forma possível", comentou.
 
Para Letícia Souza, 17, concluinte do Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias, em Capela do Alto Alegre, o SISU representa o sonho de ingressar em uma universidade federal, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Ainda não tenho o curso completamente definido, mas penso muito na área da Saúde", revelou a jovem, que obteve 960 pontos na redação do ENEM.
 
Segundo Jehnifer Caroline Lima, 19, de Seabra, que participou do Programa Universidade Para Todos (UPT), em 2020 e 2021, a oportunidade de cursar Medicina está cada vez mais próxima. "O UPT é um ótimo suporte para quem pretende fazer o ENEM, pois ajuda bastante no conhecimento, uma vez que os professores são ótimos e qualificados. O SISU é uma oportunidade para quem não tem condições de fazer uma faculdade particular e busca obter mais conhecimento", comentou a jovem, que conquistou 940 pontos na redação do ENEM.

 

Notícias Relacionadas