Estudantes assistem a filme sobre igualdade de gênero

Palavras-chave:
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As telas do cinema substituíram o quadro e as salas de aula para centenas de estudantes de escolas estaduais de Salvador e Camaçari, que assistiram, nesta terça-feira (1), a exibição do documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”, no Cinemark Salvador Shopping.

Produzido por meio de pesquisa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, portal PapodeHomem e Grupo Boticário, o filme tem o objetivo de mostrar como se formam, se sustentam e de que modo é possível enfrentar os comportamentos machistas na sociedade. A atividade, que ainda contou com um debate ao final da sessão, é desenvolvida em parceria com as Secretarias Estaduais da Educação e de Políticas para as Mulheres.
 
A participação dos estudantes de Camaçari integra a preparação do I Seminário Interescolar da Orla de Camaçari, que acontecerá no mês de dezembro, debatendo Juventude, Identidades e Violência de Gênero. “Os Colégios Estaduais de Vila de Abrantes, de Monte Gordo e Polivalente de Camaçari vão utilizar o documentário em oficinas durante o evento. Já tínhamos acompanhado o trailer e agora tivemos a chance de acompanhar toda a exibição do documentário”, explicou Tereza Farias, coordenadora do Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado.
 
A estudante Gisele Jesus dos Santos, 15 anos, do Colégio Estadual Polivalente São Diego, no bairro do Uruguai, falou sobre como a iniciativa contribui para o processo de ensino e aprendizagem. “É muito importante debater assuntos relacionados ao empoderamento da mulher. Na escola já debatemos sobre o tema e sobre o racismo. Agora, estamos tendo a chance de conhecer mais os problemas que o machismo pode ocasionar à sociedade”, disse.
 
Já o estudante do 1º ano, Franciel Franco dos Santos, 16, do Colégio Estadual Vila de Abrantes, em Camaçari, avalia que o conteúdo do filme é agregador. “Eu acredito que a formação é uma construção que buscamos por meio de informações e debates. Por isso fiquei bastante feliz em participar desta atividade para melhorar a nossa postura como homens”, destaca.
 
A escola também tem um papel importante nesta discussão. A professora Sandra Santana, do Colégio Estadual Vila de Abrantes, disse que “a exibição do filme fomenta, ainda mais, a discussão que vem sendo realizada na unidade de forma transversal em todas as disciplinas, dando a oportunidade de vivenciar o debate do tema fora da sala de aula e de forma mais concreta”, avalia.
 
Representando o Grupo Boticário, Renato Amendola, coordenador de Sustentabilidade, destacou a importância desta atividade com estudantes da educação pública. “Quando falamos sobre machismo é fundamental que envolvamos a todos, assim como crianças e jovens. Tivemos o cuidado especial para que a linguagem fosse acessível para o entendimento e não fosse um discurso de especialista para especialista. Acreditamos que a formação do cidadão começa desde cedo e atingir as escolas é uma forma bem eficaz de realizar essa ação”, acredita.
 
Festival - Durante o Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 10 a 16 de novembro, cerca de 607 estudantes da rede estadual de ensino poderão conferir sessões do evento. Foram selecionados alunos dos Colégios Estaduais Polivalente do Cabula, Mestre Paulo dos Anjos, Governador Roberto Santos, Bolivar Santana e Zilmar Gomes Parente de Barros, além dos Centros Noturnos de Educação da Bahia (Ceneb) Junot Silveira, Maria Quitéria e Maria Felipa de Oliveira.

Notícias Relacionadas