Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes apresentam projetos em Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias em Salvador
Estudantes apresentam projetos em Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias em Salvador
Publicado em qui, 30/05/2019 - 14:33 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Durante o encontro, foram realizadas apresentações culturais, de dança e de música, declamação de poesias, palestras, mesas redonda e apresentados projetos de pesquisas, realizados pelos estudantes do Colégio Polivalente do Cabula e dos Colégios da Policia Militar do Dendezeiros, Lobato, Luís Tarquínio e João Florêncio Gomes. Participam, também do congresso, profissionais e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Valença.
A gestora da unidade, Lúcia Maria Ferreira, falou sobre a importância da pesquisa para o fortalecimento do aprendizado e do protagonismo estudantil. “No caso da nossa escola, os estudantes trabalharam a Geotecnologia a partir da rádio. Para isso, eles pesquisaram, analisaram, construíram e processaram seu projeto. Queremos que eles sejam possuidores do conhecimento e não existe maneira melhor para que esta mudança aconteça. Trabalhar com a pesquisa vem fortalecendo o aprendizado, no âmbito da interdisciplinaridade e motivando o estudante a ser protagonista da construção do seu conhecimento, por meio das pesquisas”.
A estudante Carla Liz Mendes, 19 anos, 3 º ano do Ensino Médio, do Colégio Polivalente do Cabula, apresentou uma pesquisa sobre a implantação de rádio escola, em colégios do bairro Tancredo Neves, em Salvador. Para a jovem, que conversou com moradores da localidade, uma rádio escolar é uma necessidade coletiva que trará bons resultados. “Como sou moradora do local, procurei informações sobre o bairro, quem são os moradores daquela localidade e como e de que forma o projeto ajudaria. Então, resolvemos trabalhar nos Colégios Estaduais Helena Magalhães e Zumbi dos Palmares, que já realizam trabalhos sociais voltados para a comunidade. A intenção do projeto é levar a rádio escolar para essas unidades e trabalharmos com a divulgação de cursos, projetos assistenciais e informações que possam melhorar a vida dos moradores dessas comunidades”, explicou.
Os estudantes do Colégio da Polícia Militar do Dendezeiros, Caio Roberto, 17, 2º ano, e Alana Costa, 18, 1º ano, também apresentaram projetos e pesquisaram sobre a história do Hospital Ana Nery, que fica no bairro Caixa D’água, em Salvador. “Começamos pesquisando o trabalho que é executado no hospital e porque um hospital de cardiologia recebeu esse nome. Aí que veio a surpresa: descobri que Ana Nery foi reconhecida por ser a primeira enfermeira do Brasil e que ficou mundialmente conhecida por prestar seus serviços na Guerra do Paraguai. Desde pequena que tenho o sonho de me dedicar à Medicina e ser uma cirurgiã e esse trabalho só veio reafirmar isso”, revelou Alana.
Já seu colega Caio contou que, para a elaboração do projeto, utilizaram pesquisas bibliográficas e contaram com a ajuda dos professores. Foi um estudo interessante, rico em conhecimento na área de Saúde, e no trabalho que é executado pelos profissionais daquele lugar. Eu também conclui a pesquisa certo de que é a Medicina que quero para a minha vida”.
Para o professor de Geografia e pesquisador, Cosme Jorge Patrício Queiroz, a pesquisa incentiva os jovens estudantes a continuarem com os estudos, a partir da curiosidade pela investigação. “Esses alunos desenvolvem pesquisas com cunho científico e usando métodos de pesquisa científica. Isso é interessante, porque esses alunos normalmente continuam com os estudos, ou seja, eles interrompem essa barreira de terminar o Ensino Médio e ficar ali, eles continuam com as pesquisas. Fazemos um trabalho amplo com estudantes da Educação Básica e eu, em especial, com os estudantes do Ensino Médio”.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)