Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes apresentam inovação e tecnologias sociais em exposição no Oeste da Bahia
Desenvolvidos por 140 estudantes e professores da rede estadual de ensino, 43 projetos estão sendo apresentado na III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional. A atividade, iniciada nesta quinta-feira (1º), segue até domingo (4), no Parque de Exposições Manoel Cardoso Pereira, situado no município de Santana (838 km de Salvador), no Oeste baiano, acontece dentro da sexta edição da Expo Santana.
A programação do evento, que é aberto ao público, também inclui o seminário “Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional”, que contará com palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentações dos projetos dos estudantes.
Em um estande montado no evento e aberto para visitação das 8h30 às 18h, os estudantes trocam experiências e divulgam seus respectivos projetos. Os trabalhos estudantis também estão sendo apresentados no auditório anexo ao estande.
De acordo com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, 15 unidades escolares da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica de sete Territórios de Identidade estão participando das atividades. O objetivo é demonstrar as possibilidades de oferta dos cursos de formação e qualificação profissional pelo Estado e, principalmente, o alcance desta política pública na formação dos jovens e trabalhadores em todos os Territórios de Identidade da Bahia.
Os projetos estudantis são relacionados a temas como meio ambiente, agroecologia, tecnologia, saúde e inclusão social. Dentre eles, destacam-se: “Sistema automatizado de irrigação para hortaliças”, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP); “Saúde e Segurança do Trabalho no Piemonte do Paraguaçu”, do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I (CETEP); “Radar de Navegação Inteligente”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras; “Espaço de vivências agroecológicas, saberes e sabores – EVAS”, do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP); e Sanidade e preservação de doenças na avicultura - sistema caipira, do Centro Estadual de Educação Profissional Águas (CEEP), entre outros.
Já o seminário, que também é realizado no auditório, contará com as seguintes palestras e mesas-redondas: “Oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Estado e no Oeste da Bahia”; “Agricultura Sintrópica no Cerrado”; “Contexto do Desenvolvimento Regional do Oeste: Desafios e Perspectivas”; e “Planejamento Municipal em Diálogo com as Políticas intersetoriais”.
Protagonismo estudantil
O estudante Victor Hugo Martins, 19, que faz o curso técnico em Enfermagem no Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Rio Corrente (CETEP), localizado em Santa Maria da Vitória, está apresentando com seus colegas o projeto “Bolsa Dona Bete e Carteira Mellitus”. “Trata-se de uma bolsa criada para os portadores de diabetes transportarem o medicamento insulina com comodidade e segurança, em necessidades de viagens e passeios, já que o mesmo não pode permanecer sem refrigeração. Já a Carteira Mellitus anexa à bolsa possui algumas informações objetivas sobre o diabético para uso em caso de emergência”, explicou.
Pedro Henrique Oliveira, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (CJCC), está compartilhando o projeto de sua equipe “Pomada cicatrizante formada a partir dos óleos de pequi e buriti”. “A pomada foi criada devido a necessidade de novos medicamentos fitoterápicos como uma alternativa sustentável. Estudamos as propriedades medicinais dos óleos obtidos através dos dois frutos do Cerrado e constatamos a sua eficiência no tratamento de lesões de queimaduras. A partir disso, iremos avaliar a aceitação do público com o produto”, afirmou o estudante.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)