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Estudantes abordam cuidados no Dia Mundial da Água
Publicado em ter, 22/03/2016 - 15:14 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Fonte: Escola Estadual Carneiro Ribeiro - Vera Cruz
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), foi marcado por diferentes atividades nas escolas estaduais na capital e no interior. Em comum, os estudantes demonstraram a preocupação com o uso racional da água, este bem de uso comum de todos, cada vez mais escasso por conta de fenômenos climáticos, como a seca, ou decorrente de ações humanas, como a poluição dos mananciais.
Em Salvador, a estudante Caroline Nunes, 18 anos, iniciou a mesa de diálogos, no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, fazendo um alerta: “A água é nosso patrimônio, sem ela não somos nada. Precisamos economizar e nos conscientizarmos da sua importância”, comenta durante ação pedagógica sobre a conservação da água, a importância do tratamento e sua relação para o combate do mosquito Aedes Aegypti. O debate reuniu as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educador
Esta ação integra o projeto de revitalização do Rio Mangabeira, que corta o Bairro da Paz, desenvolvido pela escola junto com a comunidade. O estudante Anderson de Jesus fala da relação da contaminação do rio com a proliferação do Aedes aegypti. “Eu moro perto do rio e vejo o perigo do Aedes para quem está por perto, porque o rio está poluído e as pessoas também são responsáveis por isso porque jogam lixo lá”, comenta. O colega Felipe de Souza completa: “As pessoas precisam perceber a importância da água para elas mesmas”, pontua.
Mobilização no interior - No interior, os estudantes do Colégio Estadual Maria de Lourdes Lima Pereira, no distrito de Barra do Tarrechil, em Chorrochó, abordaram o tema água durante vários dias, por meio de dança, produção de cartazes, poemas e jogral. Nesta terça-feira, a ação culminou em uma passeata pelas ruas da cidade para chamar a atenção da comunidade para a conservação dos recursos hídricos. O aluno Victor Francisco Mota, 16 anos, 3º ano, fala sobre a iniciativa. “Temos que ficar atentos para que as mudanças de atitude aconteçam todos os dias e a escola exerce um papel essencial nesse trabalho de conscientização de que não podemos desperdiçar esse bem precioso”.
A professora Juçara Trapiá fala da importância desta iniciativa para a coletividade. “Fizemos um trabalho interessante de conscientização e muito importante para nós, que somos vizinhos ao rio São Francisco e, por isso, observamos de perto as suas águas cada vez mais baixas”, afirma.
Os estudantes e professores do Colégio Estadual de Ibiajara, situado no distrito de Ibiajara, no município de Rio do Pires, estão trabalhando a temática em sala de aula e se preparam para a apresentação das ações do projeto ‘Água: um bem a ser preservado sob uma visão emergencial e educativa”, marcada para o dia 1º/4, quando irá acontecer uma série de atividades, como apresentação de poesias, interpretação musical e encenação de peça teatral.
O vice-diretor Licindo Oliveira Filho explica que o objetivo do trabalho é “ampliar a consciência da comunidades escolar e, consequentemente, dos moradores sobre os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água”. O gestor ressalta que a escola vem exercendo um importante papel de conscientizar a todos sobre a sustentabilidade hídrica. “Realizamos um trabalho baseado em ações estruturantes que reflitam, por exemplo, em novas atitudes das pessoas, como cuidar dos rios que nos abastecem”, explica.
Colégio Estadual de Ibiajara - Arquivo escola
Cursando o 1º ano na unidade escolar, Paulo Roberto de Santana, 15 anos, considera que o projeto que está participando, junto aos colegas, tem sido uma experiência ímpar. “Tem sido fundamental para nós, estudantes, participar de atividades que elevam a nossa consciência em um mundo em que, para muitos, o dinheiro sempre é mais importante do que a preservação de um bem determinante para nos mantermos vivos. Percebo que estamos contribuindo para que as pessoas aprendam, por exemplo, a reutilizar a água e a utilizar a água da chuva”, pontua.
Já no Colégio Estadual Duque de Caxias, no município de Correntina, a comunidade escolar antecipou a programação comemorativa ao Dia Mundial da Água com uma palestra sobre ‘A Matemática contra o Aedes aegypti’, realizada no último dia 16. “Realizamos palestras com a utilização de data show, exposição de cartazes e distribuição de panfletos com o objetivo de conscientizar os alunos acerca dos cuidados que devemos ter com a água nos ambientes em que convivemos e dos riscos de doenças graves provocadas pelo mosquito.”
Feira de Santana - No Colégio Estadual Professora Tecla Mello, o dia foi de muito aprendizado para os estudantes. Além de assistirem a uma palestra, eles confeccionaram cartazes para alertar e conscientizar as pessoas sobre a conservação da água e as consequências de sua escassez.
O estudante Weslei Moreira, 18 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio, destaca a abordagem do tema. “A partir da palestra e do vídeo exibido fizemos uma reflexão de como a água é importante para as nossas vidas, pois, dependemos dela para sobreviver”, destaca. Sua colega Vivian Paixão Silva, 16 anos, apresentou, juntamente com outros estudantes, uma paródia sobre a água. “Foi uma forma criativa que encontramos para abordar um assunto muito sério e chamar a atenção para os riscos causados pela poluição dos rios e desperdício de água”, explica.
“O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando em relação a água. Desta forma, os alunos devem adotar atitudes cotidianas a partir de uma postura crítica”, explica a professora de Biologia, Edna Fancisca Boaventura.
Com o projeto “Do mundo à Feira de Santana: água em foco”, os estudantes do Colégio Estadual José Ferreira Pinto foram incentivados a produzir textos nos diversos campos do saber. Nesta terça-feira (22), os alunos participaram de um sarau literário e fizeram uma dramatização sobre o tema.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Maria Manoela Cardoso, ainda serão realizadas nos meses de março a junho diversas atividades envolvendo todas as disciplinas. “Os estudantes irão contextualizar os conhecimentos adquiridos e explorá-los de forma dinâmica”, afirma a educadora.
Nas aulas de História e Geografia serão abordados temas como o papel dos mananciais hídricos e escassez de água na zona rural, em Matemática os estudantes farão análises das tabelas e gráficos das contas de água, em Ciências e Biologia serão trabalhados assuntos como doenças vinculadas à água. Já nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Artes, Inglês e Educação Física, serão elaborados textos variados como poesias, paródias, cordéis, propagandas, charges, além de vídeos. Para os alunos do Tempo Juvenil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão contempladas questões como urbanização e preservação das lagoas.
Assista abaixo vídeo com apresentação dos estudantes:
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