Estudante da rede estadual é um dos vencedores no XXIX Prêmio Jovem Cientista

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Foto: divulgação
Com o projeto “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico cinza da fibra do coco”, o estudante Sandro Lúcio Rocha, 17 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Norberto Fernandes, localizado em Caculé, ganhou o 2º lugar no XXIX Prêmio Jovem Cientista, na categoria ‘Estudante do Ensino Médio’. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (30/10), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
O projeto foi desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estadual, e tem o objetivo de promover uma unidade escolar sustentável através da utilização de materiais recicláveis e orgânicos, contribuindo para economia no uso da água potável. Segundo Sandro, morador da zona rural, a ideia o reservatório para captação da água surgiu a partir da observação de um hábito recorrente na região. “Infelizmente com uma coleta de lixo deficitária, as pessoas acabam queimando as garrafas pet que ficam acumuladas, o que causa a poluição do local, e descartam muitas cascas do coco verde que são colhidos pelo chão. Por isso ao pensar no projeto, propomos a utilização da cinza da fibra do coco para fazermos o reservatório e o uso das garrafas pet em substituição aos tijolos tradicionais. Então ao mesmo tempo que conseguiremos captar água da chuva para utilização na limpeza e banheiros da unidade, o que diminui o consumo da água potável, estaremos reutilizando esse material tornando o ambiente mais saudável na região”, diz.
 
Ainda bem animado com a premiação, que ocorre no dia 4 de dezembro, em Brasília, Sandro fala da importância de atividades que incentivem a iniciação científica nas escolas. “Agradeço bastante ao Programa Ciência na Escola que nos dá essa chance de poder desenvolver projetos de ciências que possam mudar a realidade da escola e da minha região. Além de ser muito bacana ter aparecido essa premiação onde pude me inscrever e ser reconhecido. Acredito que esse projeto possa abrir várias portas e possamos levar essa ação para diversos lugares como uma iniciativa sustentável”, contou.
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a importância do programa Ciência na Escola, que vem sendo fundamental na iniciação científica nas escolas. “A premiação do estudante Sandro mostra que o Ciência na Escola vem cumprindo o seu papel de promover a inserção do aluno do Ensino Médio dentro dos diversos aspectos da iniciação científica. Além do diferencial de propor ações que sejam motivadas pela realidade do aluno na sua região, criando soluções sociais que beneficiem a comunidade. O objetivo é que tenhamos mais estudantes sendo reconhecidos pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na rede estadual”, afirmou.  

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