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Estudante colabora com o aprendizado dos colegas dando aulas de reforço escolar no Nordeste de Amaralina
Publicado em seg, 22/07/2019 - 11:53 por Desconhecido
Palavras-chave:
Foto: Josenildo Almeida
O estudante conta que começou a monitoria pelas aulas de Química, por ter maior facilidade com o assunto e, com o tempo, passou a ajudar os colegas em outras disciplinas também. “Comecei com minha turma dando reforço de Química, mas, com o passar do tempo, vi a necessidade de contribuir com outras disciplinas, como Português, Biologia, História, Geografia e até Matemática, e o resultado está sendo muito bom. O reforço está possibilitando que eles tenham notas melhores”, conta o jovem., que também passou a ajudar colegas de outras turmas. “Depois que percebi que minha contribuição para o aprendizado dos colegas estava indo muito bem, abri a monitoria para outras turmas, todas do primeiro ano, que também esclarecem algumas dúvidas em relação a disciplinas que estão com dificuldade”, explica.
O jovem, que pensa em cursar Pedagogia, é amante da leitura e fã do escritor Paulo Coelho. Ele conta que lê, pelo menos, dois livros por mês. “Gosto muito de ler. Em casa, eu tenho uma estante com vários livros. Agora estou lendo “O Demônio e a senhorita Prym” de Paulo Coelho, um dos meus escritores favoritos. Como ainda estou no primeiro ano, eu não defini, ao certo, qual profissão seguir, mas Pedagogia é uma forte candidata e a monitoria está me confirmando cada dia esta escolha, porque eu gosto de estudar, me dedico a aprender e tenho satisfação em ensinar e contribuir para que meus colegas tenham um bom desempenho e nossa escola melhore o rendimento. Também acredito que a monitoria está colaborando nos meus estudos, porque ao ensinar estou aprendendo cada vez mais”, confessa.
Reforço escolar - O projeto de monitoria foi implantado na escola como parte da pesquisa de mestrado em Ciências da Educação da professora de Química, Sandra Suely Oliveira. “Jhonata tem facilidade em absorver os conteúdos das disciplinas, se destaca em sala de aula e sempre está disposto a colaborar com os colegas. Por isso, pensei nele para desenvolver esse projeto aqui na escola. A forma como ele explica o assunto, com a linguagem jovial deles, porque tem alunos que têm dificuldade de entender os termos científicos que utilizamos e na hora da aula ficam tímidos, já durante a monitoria ficam mais desinibidos. E ele faz um belo trabalho dando aula, fazendo revisão e tirando dúvidas de quem o procura”, comenta.
Um dos beneficiados com o projeto do reforço escolar, Alisson Vitor de Jesus, 17, fala sobre o impacto da atividade no seu aprendizado. “Depois do reforço, melhorei bastante minhas notas em Matemática. Na verdade, tive um aumento significativo nas notas de todas as disciplinas, mas Matemática era a mais complicada para mim. Jhonata é bem atencioso e, se a gente precisar, ele senta do nosso lado e explica tudo com muita paciência, tirando dúvidas que, às vezes, ficamos tímidos quando estamos com o professor. Confesso que, após o reforço, a Matemática ficou mais fácil”, declara o estudante.
A vice-diretora Cerise Pedreira conta que, para a monitoria, foi disponibilizada uma sala de aula e que o reforço melhora o rendimento escolar. “O reforço acontece sempre nas semanas que antecedem os testes e as provas. Disponibilizamos uma sala de aula e eles se reúnem por cerca de três horas por dia. Foi uma ótima iniciativa essa de ajudar os colegas que têm dificuldade em alguns assuntos mais complexos. Isto também fortalece a empatia, a busca pelo conhecimento e aumenta o rendimento escolar”.
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