Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Escuta Bahia promove consulta com mais de 100 mil estudantes sobre as escolas da rede estadual
Escuta Bahia promove consulta com mais de 100 mil estudantes sobre as escolas da rede estadual
Publicado em qui, 16/05/2024 - 17:14 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: divulgação
A SEC promove a escuta em 262 unidades escolares e 38 anexos, incentivando o engajamento dos alunos na avaliação do ambiente escolar e ajudando a planejar ações estratégicas para melhorar a oferta de ensino. No Colégio Estadual Abílio César Borges, no bairro de Roma, em Salvador, os estudantes participam de rodas de conversa e utilizam dispositivos digitais para expressar suas percepções sobre a escola. Luan Oliveira Barbosa e Haniel Machado, ambos de 14 anos, destacam que se sentem acolhidos no colégio, onde passam sete horas por dia em um clima de boa convivência com os colegas e educadores. “Poder me expressar com liberdade sobre a escola e contribuir para melhorar cada vez mais este ambiente é muito importante”, conta Luan.
A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Miriam de Oliveira Melo, considera a escuta uma ferramenta essencial para entender as percepções dos alunos e transformar a escola em um espaço ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado. “Esse instrumento nos ajuda a conhecer melhor as experiências e dificuldades, principalmente as ideias e sugestões de melhorias”, considera. Ela enfatiza que as respostas dos alunos são fundamentais para tomar decisões que atendam às suas expectativas, reforçando a cidadania e a participação ativa.
Dinâmicas – Cada unidade escolar deve utilizar instrumentos de escuta adequados ao perfil dos seus alunos, com materiais fornecidos pelo MEC, como guias para gestores e professores. Além das rodas de conversa, outras dinâmicas pedagógicas são sugeridas, como a produção de cartas, registros fotográficos ou desenhos dos espaços escolares e a dinâmica “mão na massa”, que incentiva o trabalho em grupo para resolver problemas identificados na escola. No Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara, a dinâmica será realizada nesta sexta-feira (17). A coordenadora pedagógica Alba Barreto vê a iniciativa como um estímulo ao protagonismo estudantil e ao desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso. “Os alunos são agentes que constroem junto com a gestão da escola e seus professores uma educação democrática”.
Consulta on-line - A consulta on-line, composta por 14 perguntas, será aplicada a partir do dia 17 durante o horário de aula, focando em aspectos como aprendizagem, participação, clima escolar e inovação. Esta ação é parte de uma estratégia nacional para implementar o Programa Escola das Adolescências, que está sendo desenvolvido pelo MEC, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED). As respostas individuais dos estudantes serão automaticamente encaminhadas ao MEC, enquanto as informações coletadas nas dinâmicas presenciais serão refletidas coletivamente em cada unidade escolar.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais