Educadores comentam melhoria do IDEB na Bahia

Gestores e educadores comentaram a melhoria no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Bahia. No Ensino Médio,  a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possui ofertas pela redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano) houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).

O superintendente de Gestão da Informação da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou da mobilização das redes estadual e municipais para contribuir no avanço do Ensino Fundamental. "A Bahia fez um bom trabalho em 2019, envolvendo as diversas redes para mobilizar a comunidade escolar em torno da avaliação. Isso foi fundamental e demostra o compromisso do Estado e dos municípios em enfrentar juntos os desafios da Educação", afirmou.

O presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Paulo Gabriel Nacif, ressaltou que a melhora do resultado mostra que "os líderes institucionais da Educação estadual e municipais demostram preocupações com as avaliações, buscando construir uma gestão que considere, de forma objetiva, os indicadores educacionais baianos". Para Paulo Gabriel,  "é muito importante ver os gestores expondo os indicadores e dividindo responsabilidades e sucessos nos avanços".

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA) e secretário de Educação de Vera Cruz, Raimundo Pereira, compromisso foi a palavra-chave para o avanço da Educação baiana. "Sensibilizar e envolver toda a equipe técnica-pedagógica e administrativa das redes municipais pelos dirigentes foram cruciais para a produção destes resultados positivos no IDEB da Bahia. Isso mostra o quanto foi importante estabelecer metas e acompanhar no dia a dia a qualidade do ensino nas escolas, promovendo, assim , uma educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva e de qualidade social", disse.