Educadores abordam o uso pedagógico de indicadores no segundo dia da jornada pedagógica

Palavras-chave:

O uso pedagógico dos indicadores educacionais foi abordado, nesta quinta-feira (2), na Jornada Pedagógica 2023 promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A atividade foi transmitida pelo Canal do Youtube da SEC e pode ser conferida através do endereço https://bit.ly/3l6mJgY
Foto: Claudionor Jr/SECBA
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância do planejamento do período letivo a partir do diagnóstico das aprendizagens. “A programação de hoje da jornada pedagógica orientada a partir da SEC trouxe o diálogo sobre a importância dos indicadores educacionais como orientadores das práticas formativas de educação e de planejamento, além dos indicadores do nosso sistema estadual como compartilhamento e estímulo para que cada unidade trabalhe os seus próprios indicadores e os utilize como instrumento de planejamento”.   
 
O superintendente de Gestão da Informação Educacional, Rainer Guimarães, lembrou que a SEC aplica avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica para os estudantes da rede, por meio do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), e ressaltou a importância dos indicadores para o planejamento pedagógico. “Os indicadores são importantes para pensar e monitorar as políticas públicas. Além disso, temos o recorte de eles serem utilizados pela escola no uso pedagógico para poder identificar fragilidades ou avanços de cada estudante ou turma", afirmou, ao sinalizar que essas informações devem ser compartilhadas com os professores da rede, com a orientação de como eles vão poder utilizar esses resultados no dia a dia da escola, durante o ano letivo. 
 
A programação da jornada pedagógica ainda contou com a live “Você é importante! Vamos falar sobre o seu desenvolvimento pessoal?", conduzida pela superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, e que está disponível no endereço https://bit.ly/3WYmeTu. Na live, foram apresentados cursos, oficinas e palestras para servidores administrativos, que serão disponibilizados pela SEC a partir do dia 6 de fevereiro. “Os profissionais da área administrativa vão poder fazer esses cursos e se preparar melhor para estarem cada vez mais envolvidos no contexto escolar”, afirmou Rosário Muricy.

Notícias Relacionadas