Durante seminário, SEC avalia ano letivo 2024 e premia escolas que foram destaque na gestão de aprendizagem

Palavras-chave:
Fotos: Joseane Rodrigues
Nesta quarta-feira (11), teve início o 2º Seminário de Gestão do Conhecimento, promovido pela Secretaria da Educação (SEC), para discutir estratégias e boas práticas desenvolvidas e implementadas nas escolas estaduais que se destacaram em 2024 e planejar os rumos da educação pública baiana para o ano letivo de 2025. O evento acontece até sexta-feira (13), em Costa do Sauípe, no município de Mata de São João, no Litoral Norte baiano. Participam professores e gestores de 288 escolas estaduais, distribuídas pelos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia. 
 
Durante o evento, será entregue o Prêmio Gestão da Aprendizagem, que visa reconhecer e fomentar práticas inovadoras e eficazes na gestão da aprendizagem em ambientes educacionais em 2024. O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na abertura oficial e considerou importante essa valorização.
 
“Aqui é uma festa de celebração das nossas conquistas, de toda a rede. Estamos fazendo, por um lado, as escolas novas, as escolas bonitas, mas é preciso botar o conteúdo dentro dela. Então, a premiação é para isso, reconhecer as boas práticas nas escolas, nos Núcleos Territoriais”, afirmou o governador, ao destacar que a dedicação das equipes pedagógicas tem proporcionado avanço do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
 
A premiação destaca projetos que promovem o desenvolvimento contínuo e a formação de competências, contribuindo para a melhoria do aprendizado e do desempenho do aluno em sala de aula. Para a diretora do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, Andréa Passos, esta é uma forma de mostrar o trabalho realizado e estimular o empenho da equipe.
 
“Quando a gente é homenageada, quando a gente é escolhida pelos trabalhos bem feitos, a gente quer vir com mais impulso para trabalhar, para botar o nosso aluno lá em cima e mostrar que a nossa escola pública é capaz”, comemorou a diretora. A unidade foi agraciada na edição passada.
 
Serão contempladas unidades escolares da rede estadual de ensino, com turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e/ou 9º ano do Ensino Fundamental. Para a culminância ao fim do ano letivo, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 5 milhões, visando ao incremento na proficiência do desempenho escolar. O valor a ser recebido por unidade escolar será proporcional à quantidade total de estudantes matriculados na unidade, conforme dados do censo. A iniciativa é promovida pela SEC e reconhece os trabalhos de destaque na área.
Fotos: Joseane Rodrigues
 
“Esse é um momento de festa e de olhar o que a gente fez durante 2024, mas planejar 2025, pensando na garantia do direito de aprender dos estudantes. É mais um passo para a gente reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a garantia de aprender dos estudantes e dizer que 2025 tem mais trabalho”, pontuou a secretária da educação, Rowenna Brito. 
 
O investimento estadual Estado na área chega a R$ 8,6 bilhões, melhorando a estrutura física e profissional, com capacitação e valorização dos professores. Além de celebrar os esforços realizados, o seminário inspira outras instituições a adotarem melhores práticas em educação e formação.
 
Seminário de Gestão do Conhecimento
 
Com uma programação intensa, até sexta-feira estão previstas a entrega do prêmio, apresentação cultural, além de painel de discussões, palestra e o lançamento do planejamento estratégico para o ano letivo de 2025.
 
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Notícias Relacionadas