Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Doze estudantes da mesma escola estadual em Paripiranga são finalistas da Olimpíada Nacional em História
Doze estudantes da mesma escola estadual em Paripiranga são finalistas da Olimpíada Nacional em História
Publicado em sex, 16/08/2019 - 14:49 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos foram selecionados entre os 1.014 inscritos em todo o Estado e formam as equipes denominadas de: “Tríplice aliança”; “Demônios historiadores”; “Maria Bonita e os jagunços”; e “O mar vai virar sertão”. Esta última foi classificada pela organização da olimpíada como a melhor da Bahia por ter obtido a maior pontuação nas provas realizadas até agora.
Entre os alunos da equipe “O mar vai virar sertão” está Mateus Dias dos Santos, 19, 3º ano e morador da zona rural de Paripiranga. Ele falou sobre o significado de participar da final na olimpíada. “Vai ser muito bom sair do meu Estado com meus colegas para conhecer outras pessoas, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Estamos muito felizes em chegar até a final após passarmos por seis etapas”, disse, entusiasmado.
A professora de História e orientadora das quatro turmas falou da satisfação em ter quatro esquipes da escola finalistas. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, na qual foram classificadas quatro e isso é muito gratificante, pois mostraremos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”, afirmou a educadora, que também está acompanhando os estudantes na viagem.
Mais sobre a olimpíada
A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes, um total de 73 mil inscritos em todo o país, atingindo recorde de inscrição. A iniciativa possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Cada equipe é composta por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º anos do Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, pertencentes a escolas públicas e particulares de todos os estados.
A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes, um total de 73 mil inscritos em todo o país, atingindo recorde de inscrição. A iniciativa possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Cada equipe é composta por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º anos do Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, pertencentes a escolas públicas e particulares de todos os estados.
Programação
No primeiro dia da final (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã. Neste momento, os professores participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito. Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp.
No primeiro dia da final (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã. Neste momento, os professores participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito. Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp.
Sobre a ONHB
A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2019, em sua 11ª edição, consolidou-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.
A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2019, em sua 11ª edição, consolidou-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil