Concurso de redação do Senado inspira estudantes para debates sobre participação política

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já pensou em ser um Jovem Senador e vivenciar o processo de criação das leis do país? Isso é possível. Os estudantes do 2º e 3ª ano do ensino médio, do Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, não perderam tempo e já produziram as suas redações para participar do 8º Concurso de Redação do Senado Federal. Neste ano, a oitava edição do Concurso de Redação do Senado Federal tem como tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” e as escolas tem até o dia 21 de agosto para encaminharem as redações selecionadas no Programa Jovem Senador para as secretarias estaduais de Educação. As três melhores redações de cada estado serão enviadas a Brasília.

“Escrever para mim é muito importante porque eu coloco os meus sentimentos em tudo o que escrevo”, escola Beatriz Souza Vieira

O concurso, que faz parte do Projeto Jovem Senador, tem a finalidade de estimular o estudante sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. Na seleção interna do Colégio Estadual Manoel Devoto, a estudante do 3º ano, Beatriz Souza Vieira, 17 anos, foi selecionada em 1º lugar, por uma banca examinadora composta por mestres e doutores em linguística. Beatriz Souza destacou a responsabilidade de todos por um país melhor e escreveu: “Vamos fazer mais! Aprender a amar o nosso país que merece que façamos mais por ele. Usar as redes sociais para conscientizar, ensinar; as ruas para despertar os políticos e o conhecimento para revolucionar”. Beatriz comenta o resultado. “Escrever para mim é muito importante porque eu coloco os meus sentimentos em tudo o que escrevo”, expressou.

Para o 2º colocado, Elivan Reis Santos, 19 anos, o concurso é uma oportunidade de mostrar que os jovens têm vontade de expor suas ideias e discutir temas voltados para a melhoria do país. Já a autora da terceira melhor redação, Isabela Santos, 19 anos, ressalta que praticar a redação faz com que o aluno adquira conhecimentos que podem ser levados para a vida toda.

"Tenho a certeza de que eles estão preparados não só para o Enem e vestibulares, mas, também, para o mundo”, professora Sônia Freire


A professora Sônia Freire, de Língua Portuguesa e Redação, do Colégio Estadual Manoel Devoto, conta como foi o envolvimento dos estudantes no concurso. “Para trabalhar o tema proposto de forma dissertativa argumentativa, eles fizeram pesquisas sobre democracia, cidadania e política e, participaram de um laboratório de redação e de debates. Tenho a certeza de que eles estão preparados não só para o Enem e vestibulares, mas, também, para o mundo”, ressaltou.

 

 

>> Clique aqui para vr outras fotos

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A partir dos conhecimentos e técnicas necessários, os alunos produziram as redações em sala de aula e os melhores textos foram premiados no concurso interno. “Os textos foram tão bem construídos, que resolvermos fazer um concurso para premiar as melhores redações e inscrever o melhor texto no concurso do Projeto Jovem Senador”, destacou a professora, animada com a possibilidade de a escola participar da etapa nacional, de 16 e 21 de novembro, em Brasília.

O 8º Concurso de Redação do Senado Federal – que irá premiar as melhores redações do país - é promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Notícias Relacionadas