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Colégio Vitor Soares na Ribeira tem três projetos classificados no 6º Prêmio Respostas para o Amanhã
Publicado em qui, 08/08/2019 - 16:44 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Fotos: Divulgação
A premiação, uma iniciativa da Samsung Brasil, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (COMSED), busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científicas e/ou tecnológicos, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Dos 20 projetos semifinalistas, dez irão para a final, cuja divulgação será em 28 de agosto. Já os três vencedores nacionais serão anunciados no dia 30 também deste mês.
O professor de Matemática e Física do Colégio Estadual Vitor Soares, Marcos Pessoa, coordenador dos projetos estudantis, destaca a importância da elaboração dos projetos voltados à tecnologia. “Temos que aliar a tecnologia com o aprendizado e desde o ano de 2000 que faço pesquisas neste sentido. O uso da internet e do celular estão cada vez mais dominantes, basta só convertermos isso em aprendizado para nossos alunos. As novas tecnologias têm que ser aliadas e não inimigas”, pondera.
Integrante da equipe de estudantes do projeto “Gestão do ambiente virtual”, a estudante Raiane Ferreira Brito, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, fala do potencial do uso do ambiente virtual no aprendizado. “Geralmente, a gente acha a Matemática e a Física matérias muito difíceis. Então, a proposta com este trabalho foi criar um ambiente virtual, usando videoconferência e o WhatsApp, junto com o professor Marcos, para estudarmos. Assim, conseguimos aprender de forma mais fácil e dinâmica”, relata.
Renê Fabiano Cerqueira Cardoso, 18 anos, 3º ano, explica o processo de realização do projeto “Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática através do celular”, que decidiu se engajar. “Através do smartphone, utilizamos diversas ferramentas, como os Apps, para nos comunicarmos. O nosso projeto propõe o uso do Skype, Spotify e GeoGebra como ferramentas de aprendizagem. O uso dessas tecnologias em favor do nosso aprendizado deixa tudo mais fácil, os conteúdos são memorizados com mais rapidez e consistência”.
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