CJCC e Arte Naif formalizam parceria para promoção de arte e cultura no ambiente escolar

Palavras-chave:

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e a ONG Arte Naif acabam de oficializar uma parceria para a promoção de arte e cultura no ambiente escolar. A ação representa a união entre uma unidade vinculada à Secretaria da Educação do Estado (SEC) e uma entidade do terceiro setor, com o objetivo de promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Dentre os principais projetos que farão conjuntamente está a capacitação profissional “Mulher Rendeira”, destinada ao público feminino e à comunidade LGBTGIPN+, com vistas ao desenvolvimento das habilidades na moda étnica pindorama e afro-referenciada.

 

Fotos: divulgação

A Arte Naif acumula 25 anos de atuação cultural, já tendo capacitado mais de cinco mil jovens, contando com parcerias nacionais e internacionais, a exemplo do Governo do Canadá e da Unimed da Alemanha. A parceria é considerada um marco importante por representar a união de talentos e visões, buscando valorizar a cultura popular e a arte naif (conceito que designa a produção de artistas autodidatas). “A parceria do CJCC com a ArteNaif é de extrema importância para a comunidade escolar, porque dialoga com nossas oficinas a partir do desejo dos estudantes, agregando conhecimento na prática, com atividades mão na massa, voltados ao empreendedorismo, à arte e à cultura, abrindo portas para a comunidade a novos aprendizados”, pontuou a diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina das Virgens, que compôs a mesa junto a Lívia Cristina Silva, da Educação Especial da SEC, representantes da UFBA e membros da diretoria da Arte Naif.

 

A fundadora e consultora de projetos sociais da ONG Arte Naif, Selma Capinan, falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, com a implementação dos projetos Mulher Rendeira, Ciclos Terapêuticos e o Cineclube Arte Naif, uma parceria do Ministério da Cultura e a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Esta união é fundamental, uma vez que as organizações do terceiro setor costumam ser mais ágeis e inovadoras, podendo desenvolver soluções criativas para problemas sociais. Essa flexibilidade permite que elas se adaptem rapidamente às necessidades da comunidade, ampliando, assim, a comunicação do CJCC com comunidades outras de alunos”.

Ainda segundo Selma Capinan, a parceria entre a SEC e a Arte Naif vai promover o fortalecimento da cidadania, já que “a colaboração entre o governo e o terceiro setor pode promover a participação cidadã, estimulando a sociedade civil a se envolver em questões sociais, políticas e ambientais”. Ao operar com a sociedade civil, completa, as organizações do terceiro setor, geralmente, têm uma compreensão profunda das necessidades da comunidade. “Essa expertise pode ajudar o governo a formular políticas públicas mais eficazes. Podemos elencar, ainda, a importância do desenvolvimento sustentável, pois integrando ações sociais, econômicas e ambientais podemos beneficiar a sociedade como um todo”, enfatizou, contando que a Arte Naif tem uma coordenação indígena, pois seu fundador, José Almeida, seu pai, era originário do Povo Pankararu.

Sobre os CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e foram criados para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica, em ambientes interativos, com o objetivo de cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC conta com oito unidades no Estado, sediadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Jequié e Serrinha.

Notícias Relacionadas