Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
CJCC e Arte Naif formalizam parceria para promoção de arte e cultura no ambiente escolar
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e a ONG Arte Naif acabam de oficializar uma parceria para a promoção de arte e cultura no ambiente escolar. A ação representa a união entre uma unidade vinculada à Secretaria da Educação do Estado (SEC) e uma entidade do terceiro setor, com o objetivo de promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Dentre os principais projetos que farão conjuntamente está a capacitação profissional “Mulher Rendeira”, destinada ao público feminino e à comunidade LGBTGIPN+, com vistas ao desenvolvimento das habilidades na moda étnica pindorama e afro-referenciada.
A Arte Naif acumula 25 anos de atuação cultural, já tendo capacitado mais de cinco mil jovens, contando com parcerias nacionais e internacionais, a exemplo do Governo do Canadá e da Unimed da Alemanha. A parceria é considerada um marco importante por representar a união de talentos e visões, buscando valorizar a cultura popular e a arte naif (conceito que designa a produção de artistas autodidatas). “A parceria do CJCC com a ArteNaif é de extrema importância para a comunidade escolar, porque dialoga com nossas oficinas a partir do desejo dos estudantes, agregando conhecimento na prática, com atividades mão na massa, voltados ao empreendedorismo, à arte e à cultura, abrindo portas para a comunidade a novos aprendizados”, pontuou a diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina das Virgens, que compôs a mesa junto a Lívia Cristina Silva, da Educação Especial da SEC, representantes da UFBA e membros da diretoria da Arte Naif.
A fundadora e consultora de projetos sociais da ONG Arte Naif, Selma Capinan, falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, com a implementação dos projetos Mulher Rendeira, Ciclos Terapêuticos e o Cineclube Arte Naif, uma parceria do Ministério da Cultura e a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Esta união é fundamental, uma vez que as organizações do terceiro setor costumam ser mais ágeis e inovadoras, podendo desenvolver soluções criativas para problemas sociais. Essa flexibilidade permite que elas se adaptem rapidamente às necessidades da comunidade, ampliando, assim, a comunicação do CJCC com comunidades outras de alunos”.
Ainda segundo Selma Capinan, a parceria entre a SEC e a Arte Naif vai promover o fortalecimento da cidadania, já que “a colaboração entre o governo e o terceiro setor pode promover a participação cidadã, estimulando a sociedade civil a se envolver em questões sociais, políticas e ambientais”. Ao operar com a sociedade civil, completa, as organizações do terceiro setor, geralmente, têm uma compreensão profunda das necessidades da comunidade. “Essa expertise pode ajudar o governo a formular políticas públicas mais eficazes. Podemos elencar, ainda, a importância do desenvolvimento sustentável, pois integrando ações sociais, econômicas e ambientais podemos beneficiar a sociedade como um todo”, enfatizou, contando que a Arte Naif tem uma coordenação indígena, pois seu fundador, José Almeida, seu pai, era originário do Povo Pankararu.
Sobre os CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e foram criados para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica, em ambientes interativos, com o objetivo de cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC conta com oito unidades no Estado, sediadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Jequié e Serrinha.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores