Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Cinco obras do projeto Artes Visuais Estudantis são premiadas
Os estudantes finalistas do Artes Visuais Estudantis (AVE) viveram, na quinta-feira (1º/12), momentos de muita expectativa e euforia. No Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, em Salvador, cinco obras de alunos foram premiadas, entre as 99 que chegaram à final do projeto, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A mostra reuniu 99 obras, das quais cinco foram premiadas. A mostra fica aberta à visitação pública e gratuita até 15 de dezembro, no local.
As cinco obras premiadas foram: A catadeira, de Alex Sauro Rodrigues de Oliveira, do Colégio Estadual Horácio de Matos, município de Piatã (Direc 27); Caos Social, de Maruzan Pereira Porto, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Guanambi (Direc 30); O que fazer, de Carina Porto, do Colégio Cândido Silveira Santos, de Aracatu (Direc 19); Irmã Dulce, de Denival Ventura dos Santos, do Colégio Estadual Helena Celestina Magalhães, de Salvador (Direc 1A) e Retrato de Helio de La Pena, de Possidônio Carvalho dos Santos, do Colégio Estadual Felicidade de Jesus Magalhães, de Jacobina (Direc 16).
Além destes, foram contemplados com menções honrosas os estudantes: Leila Gomes Souza, do Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães, de Alagoinhas (Direc 3), com a obra A leitura; Gabriel Leandro Gomes, do Colégio Estadual Dr. Antônio Ricaldi, de Porto Seguro (Direc 8), com o quadro Pintura negativa, e Bismark Aráujo Barbosa, do Colégio Estadual Olavo Alves Pinto, de Retirolândia (Direc 10), com a pintura Lenda urbana.
O Artes Visuais Estudantis propõe estimular a criação de obras visuais no ambiente escolar, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças e possibilidade de interação com outras culturas. “O AVE é um projeto importante da Secretaria porque promove o diálogo entre a arte e a educação, potencializando o currículo do estudante da rede estadual de ensino”, enfatizou Amélia Maraux, coordenadora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica, da Secretaria.
Começo despretensioso – Apresentadas por diversos temas, como natureza morta, nordeste, globalização, vida urbana, desmatamento, entre outros tantos, as obras foram julgadas pelos renomados artistas plásticos Fernando Obrlaender, Ângelo Roberto, Graça Ramos, Edvaldo Gato, Luiz Freire e Aldo Tripodi.
“O AVE é um começo despretensioso superválido para esses estudantes, que já mostram uma boa intenção em seus trabalhos. É um projeto de incentivo às artes e isso é muito importante”, comentou Fernando Obrlaender. Graça Ramos, que é professora da Escola de Belas Artes da Ufba, acrescentou: “É um grande evento, uma oportunidade para esses jovens talentos, que serão prováveis artistas plásticos. Tem muitas obras de qualidade desses alunos que estão só começando”.
Os artistas – Ao lado de suas criações, os estudantes se mostram orgulhosos em estarem participando da final do AVE. Henrique Souza Oliveira, 13 anos, do Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, de Salvador, expõe a pintura em tela Natureza morta. “Quero ingressar no universos das artes plásticas. Pretendo ser um profissional da área”, disse, determinado.
Raíssa Kelli, do Colégio Estadual João XXIII, em Itaberaba, quis expressar “a alegria” na sua obra intitulada Explosão de cores. Já Bruno de Lima e Silva, do Colégio Polivalente Dr. Antônio Carlos Magalhães, de Irecê, apresentou o desenho Bahia, com a intenção de “expressar a riqueza cultural do nosso Estado”. A adolescente Elza Laís Barreto, 12 anos, do Colégio Estadual Wilson Alves de Brito, de Teixeira de Freitas, deu ênfase às estrelas, da tela Luz e cor. “Pulei de alegria quando soube que vinha para Salvador participar da mostra do AVE. É um sonho estar aqui”, comemorou.
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil