Chocolate produzido por estudantes na Fábrica-Escola em Gandu começa a ser experimentado na merenda escolar

O chocolate, produzido na Fábrica-Escola do Chocolate pelos estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética do Centro Estadual de Educação Profissional (CETEP) Baixo Sul, no município de Gandu (a 295 km de Salvador), começa a ser experimentado na merenda escolar de 15 escolas. O produto, que aproveita o potencial agrícola da região, tem 40% de cacau e é desenvolvido na Fábrica-Escola do Chocolate, que serve de laboratório para as aulas prática e fomentar o empreendedorismo dos futuros técnicos de nível médio, além de promover a interação e formação da comunidade local.
 
Nesta terça-feira (19), a Fábrica-Escola do Chocolate promoveu uma degustação do chocolate 40% para gestores de escolas da região, que levaram para suas unidades escolares 1 kg do chocolate. Segundo a vice-diretora da Fábrica-Escola, Lindaura Costa, esta foi uma ação estratégica de apresentação do trabalho que vem sendo realizado na unidade em busca de parcerias. “Durante o evento, explicamos o objetivo da Fábrica-Escola e a importância do cacau na alimentação, buscando fomentar essa parceria com as escolas municipais, levando o chocolate para a merenda escolar. Também abrimos um calendário de visitação tanto na fábrica quanto no Museu Genético do Cacau, para os estudantes da região, para que eles, além de conhecerem o lugar e o nosso trabalho, entendam melhor sua cultura”, explicou.
 
O estudante Leonardo Argolo, 18, do 4º ano do curso de Nutrição e Dietética, conversou com os gestores sobre o processo de fabricação do chocolate. “Falei sobre a importância da fábrica na nossa formação e de tudo que aprendemos desde a colheita do cacau até o produto final. É um prazer divulgar nosso trabalho e esse produto riquíssimo, que é o cacau, para os gestores escolares do município e contar com a colaboração deles para levar o nosso chocolate para a alimentação escolar”, afirmou.   
 
O diretor da Escola Municipal Ceres Libano, Ednaldo Silva, que participou da atividade, disse que ficou entusiasmado com o trabalho formativo da Fábrica-Escola do Chocolate. “Tenho certeza que todo os diretores irão apreciar com prazer esses chocolates e vamos pensar com cautela nessa parceria maravilhosa. O nosso trabalho será incentivar a produção e o empreendedorismo local, bem como estimular o crescimento dos jovens de Gandu”, declara. 
 
Sobre a Fábrica-Escola - Instalada no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no Lago Azul, as margens da BR 101, no município de Gandu, a Fábrica-Escola do Chocolate serve como laboratório para que os estudantes tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. A fábrica fica aberta à comunidade local (produtores, cooperativas e agricultores familiares, por exemplo) para a capacitação e certificação de trabalhadores e para a incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos.  Além desta, a Secretaria da Educação do Estado já implantou a Fábrica-Escola do Couro, no município de Ipirá.

Notícias Relacionadas