Bahia segue em expansão na realização de eventos literários

Palavras-chave:

Com o objetivo de fortalecer o incentivo ao livro, leitura e escrita, e de interiorizar as ações, o Governo da Bahia tem aumentado exponencialmente os investimentos para fomentar a realização de eventos literários, que têm revelado, inclusive, novos escritores. Os números demonstram que o crescimento será de quase 97% em 2024.

A gestão estadual apoiou no ano de 2023, institucionalmente, 55 feiras literárias, e com apoio financeiro direto, 36 eventos. Com o lançamento do edital de apoio a festas, feiras e festivais literários, o estado vai alcançar a marca de 81 eventos que contemplam, principalmente, as produções locais dos territórios.
 

Foto: Feijão Almeida/SECOM

As experiências das feiras e festas literárias baianas apoiadas pelo Governo do Estado tem sido destaque, inclusive, a nível internacional, sendo apresentadas na 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH), em Cuba, e também na 36° Feira Internacional Literária de Bogotá (Flibo), na Colômbia. Apoiados através das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Cultura (Secult) por meio da Fundação Pedro Calmon, esses eventos têm servido de vitrine para fomentar o protagonismo juvenil, com participação dos estudantes da rede estadual, através das apresentações de suas produções literárias, artísticas e culturais.

A CEO da Fundação Hansen Bahia, Vanessa Dantas, responsável pela Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que com 11 edições tem se consolidado como maior evento literário realizado no Norte e Nordeste e se destacado no cenário nacional, fala sobre a importância dos investimentos nas feiras literárias para o fomento da economia, e pontua que a Flica tem inspirado outros municípios baianos. “Sem o investimento do Governo da Bahia, a Flica não aconteceria, pois a sua realização envolve uma estrutura muito grande, então é de fundamental importância esse apoio. A Flica tem sido inspiradora para outras regiões da Bahia, recebemos um público de 80 mil pessoas, há uma movimentação intensa no Recôncavo, então é um investimento que se reverte tanto na economia local, quanto no fomento para toda essa cadeia da economia criativa, solidária, do livro, da cultura, do turismo. Que eventos dessa magnitude possam continuar a serem apoiados, em especial para os estudantes da rede estadual”.

As feiras literárias atuam como catalisadoras do desenvolvimento cultural e educacional, e os investimentos fortalecem a base educacional da região, é o que reforça a Coordenadora da Feira Literária de Lençóis (FliLençóis), Lilibeth França. “O aumento no investimento do Governo da Bahia em Feiras Literárias reflete um compromisso firme do Estado com a promoção da cultura e educação, com o fortalecimento da infraestrutura necessária para a realização desses eventos, e assegura ainda, a sustentabilidade e a expansão destas atividades culturais em todo o território. Estamos felizes em realizar mais uma edição da FliLençóis. Esses investimentos fortalecem a base educacional da região, capacitando nossos jovens a se tornarem pensadores críticos e participativos”, destacou.

No ano de 2023, foram realizadas 36 feiras, uma delas foi a 1° edição da Feira Literária Internacional de Serrinha (Felis), que movimentou o território do Sisal. O produtor cultural e coordenador do evento, Sandro Magalhães, enfatiza a importância da realização das feiras literárias na dinamização da cultura nos territórios de identidade da Bahia.

“É de extrema importância o investimento do Governo da Bahia nas feiras literárias, que é uma das atividades culturais que mais tem o envolvimento da juventude, que mais dinamiza os nossos territórios, as nossas cidades do interior. Prova disso foi a realização da Felis, onde nós tivemos um público bem representativo e  conseguimos fazer uma feira que envolveu a cidade, o território do sisal, além de outros territórios. E a relação que temos com a educação, é fundamental no desenvolvimento social e cultural”, finalizou.

Edital de apoio a festas, feiras e festivais literários

Com um investimento de R$ 24,3 milhões o Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, torna público o Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, que prevê a seleção de propostas para concessão de apoio financeiro visando à realização de eventos literários nos 27 territórios de identidade da Bahia, em conformidade com a legislação e os planos estaduais de cultura e educação. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho através do site da Fundação Pedro Calmon (fpc.ba.gov.br)

Fonte: Ascom/FPC

Notícias Relacionadas