Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Alunos do Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer são selecionados para equipes de vôlei
Alunos do Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer são selecionados para equipes de vôlei
Publicado em sex, 19/02/2016 - 17:21 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Do Bairro da Paz para o mundo, por meio do esporte. Esse é o desejo de muitos dos garotos que fazem parte do ‘Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer’, administrado pela Casa dos Sete e Central Única da Cidadania (CUC) e que tem o apoio financeiro e supervisão do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os primeiros alunos que se destacaram no vôlei já começaram a colher os resultados. Observados por alguns técnicos durante os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia (Jerps), sete deles agora estão tendo a chance de treinar em times baianos. Entre os selecionados está Tiago Bitencourt, 16 anos e 1,96cm, que saiu da vida sedentária, resumida por ele como “colégio – computador”, para as quadras.
Ascom/Sudesb
“Um dia, um amigo me disse que eu era algo e se já tinha pensado em jogar vôlei. E foi assim que eu comecei a me interessar pelo esporte”, explica Tiago, que em 2013, na escola, antes de ingressar na equipe de vôlei, fez atletismo. “Em 2014, quando eu estava disputando os Jerps, o professor Alexandre Chastinet me viu e pediu para eu ir fazer o teste. Fui agora e passei. Hoje, treino duas vezes por semana lá pelo time de vôlei dele. Sou muito pé no chão, mas sempre penso assim - quem sabe um dia eu chego na Seleção Brasileira?”.
Com Chastinet, o treinamento ocorre na Associação Cultural Esportiva Braskem (Aceb), no bairro do Costa Azul, em Salvador, onde mais de 20 garotos, de 14 a 19 anos – todos oriundos de escolas públicas da capital e em situação de vulnerabilidade social – buscam aprender as técnicas da modalidade a fim de ascender no esporte. O treinador mantém o projeto voluntário que começou há alguns anos, quando ainda dava aula em um colégio da capital e, desde então, busca meninos com potencial e vontade para participar das atividades.
“Eu costumo dizer que eles são diamantes brutos, que precisam ser lapidados. Quando estive nos Jogos Estudantis, vi que a maioria dos meninos tinha vontade de jogar, mas não tinha professor. A partir daí, comecei a montar um time para disputar o Campeonato Baiano. O meu objetivo é fazer com que eles tomem gosto pelo esporte, uma vez que é uma válvula de escape para muitos”, disse Chastinet.
Além de Tiago, foram também selecionados Willian Ramos, Pablo Vale, Sandro Alcântara, Ramon Gomes e Ícaro Lima. Entre as meninas, o destaque foi a aluna Maiane Noronha que, após passar pela peneira, hoje integra o time feminino da Seleção Baiana de Vôlei, que também tem Chastinet como técnico. Todos, mesmo com a rotina diferente e mais pesada de treinos, continuam participando das aulas no Bairro da Paz.
Novos caminhos
O ‘Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer’ atua no ingresso de meninos e meninas ao mundo do esporte. Além de vôlei, há atividades de atletismo, basquete, karatê e futsal, duas vezes por semana, no Colégio Mestre Paulo dos Anjos (Cempa) e na Base Comunitária do Bairro da Paz. Atualmente, quase 600 crianças e adolescentes participam do projeto.
Ainda no Cempa, a Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM) ministra, por meio do projeto ‘Iniciação Olímpica e Lazer’, aulas de tênis de mesa, todas `às terças e quintas. Com exceção do futsal, ainda há vagas para os interessados (de 7 a 17 anos) e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, no próprio colégio.
Para o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, além de estimular a prática de atividades esportivas, os projetos têm servido como um meio de descobrir novos talentos. “Além desses projetos, nós apoiamos outros 18, atendendo a milhares de crianças e adolescentes. Deles, vários meninos e meninas já mostraram que podem seguir adiante”, informou o diretor, citando como exemplo, o garoto Gleyssom Santana, do ‘Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer’, que, no ano passado, participou da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, no Paraná, na modalidade atletismo.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)