Abertas inscrições para a 7ª edição do concurso para Escritores Escolares da Fundação Pedro Calmon

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A Fundação Pedro Calmon em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia lança 7ª edição do Concurso para Escritores Escolares que visa contemplar 81 proposta
 
Com premiação para os 27 territórios de identidade da Bahia, a 7ª edição do Concurso para Escritores Escolares, organizado pela Diretoria do Livro e da Leitura, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), e, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), objetiva contemplar estudantes, professores e unidades escolares que em seus textos e projetos pedagógicos celebrem os fatos históricos do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. As inscrições começam hoje (14) e seguem até 27 de agosto.
 
Serão contempladas 81 propostas que tematizam os fatos históricos, marcantes, personagens, monumentos e demais homenagens aos processos de Independência do Brasil na Bahia. “Lançaremos junto às celebrações aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, a sétima edição dos Escritores Escolares. É uma forma de exercitar o protagonismo dos estudantes, fomentando novos escritores em nossa rede de ensino”, declara Vladimir Pinheiro, à frente da FPC.
 
"Conseguiremos contemplar além dos estudantes, professores e unidades escolares da rede pública estadual de ensino, dos Territórios de Identidade da Bahia. Teremos certamente ampla participação e belos trabalhos”, afirma Verônica Nonato, titular da DLL. Estudantes e professores podem inscrever textos em conto, cordel, crônica, poema e canção, e as unidades escolares podem concorrer com projetos pedagógicos transdisciplinares.
 
Os estudantes vencedores receberão um tablet e um kit com 10 livros. Para os professores vencedores são reservados um notebook e um kit com 10 livros. As unidades escolares ganham um notebook e 50 livros para equipar a Biblioteca Escolar.  
 
Inscrições
 
Poderão se inscrever estudantes do Ensino Médio, residentes no Estado da Bahia, e obrigatoriamente matriculados neste ano, em unidades escolares da rede pública estadual da Bahia. Estudantes menores de 18 anos deverão ser autorizados pelos pais ou responsáveis legais mediante a assinatura de declaração de autorização, disponibilizada pela FPC. Já os estudantes enquadrados nas diretrizes do art.124, do incisos XI e XII da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescentes), sua inscrição deve ser realizada pela Instituição a qual está vinculado. 
 
Cada proponente pode inscrever apenas um texto das subcategorias, sendo este ficcional ou não, com um total de até 5 páginas, e que abordem os 200 anos da luta pela Independência. O texto deve ser inédito e fica vetada a participação de textos já publicados ou classificados em outros concursos.
 
Já os projetos escolares devem dialogar com os componentes curriculares das modalidades de ensino ofertadas pela unidade e agregar toda a  comunidade escolar.
 
As inscrições  são gratuitas, de 14 de julho até às 23h59,  do dia 27 de agosto, e podem ser feitas pelos Correios para o endereço Rua General Labatut, nº 27 - Barris, Salvador - Bahia, CEP: 40.070-100; de modo presencial na recepção da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), nos Barris; e, por via digital através do site da FPC, Secult e da SEC.
 
Confira mais sobre o edital através do site (http://www.fpc.ba.gov.br/livro-e-leitura-projetos-e-acoes-escritores-escolares-ano-vii/), e as dúvidas devem ser direcionados ao e-mail: concurso.escritores@fpc.ba.gov.br.  
 
SERVIÇO
 
7º Concurso para Escritores Escolares
 
QUANDO: de 14 de junho até 23h59 do dia 27 de agosto de 2023;
 
Inscrições Gratuitas

Notícias Relacionadas